Novembro Estratégico encerra com olhar para o futuro da Secretaria da Fazenda 29/11/2024 - 16:05

O trabalho em equipe e a integração entre os mais diferentes setores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e da Receita Estadual do Paraná marcaram o encerramento do workshop Novembro Estratégico nesta sexta-feira (29). Durante os três dias de evento de capacitação realizado pela Assessoria de Modernização Fazendária e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR), os servidores se uniram para discutir os desafios do presente e propor soluções para o futuro.

A capacitação faz parte da Jornada de Propulsão da Secretaria de Planejamento e tem como objetivo levar o planejamento para cada pasta nos dois primeiros anos e construir, nos dois anos seguintes, um masterplan que deve guiar o governo do Estado para os próximos 30 anos. Assim, ao longo de três encontros, os servidores puderam debater os pontos que vão pavimentar esse percurso das próximas décadas.

Para o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, essa é uma oportunidade única para que todos possam definir os rumos das instituições e do próprio Paraná, assumindo as rédeas e se preparando para os desafios do futuro. “Nós todos somos servidores e estamos aqui para atender ao cidadão. Então, quanto melhor realizarmos nossa função, quanto mais preparados e eficiente formos enquanto instituição, mais eficiente será o Estado”, afirma. “E, para isso, o planejamento é tudo. Quem planeja, tem futuro. Quem não planeja, tem destino e é levado para onde o vento manda”.

O diretor-geral da Sefa, Luiz Paulo Budal, também destacou a importância desse momento de pensar e planejar o futuro. “Essa jornada é fundamental para o desenvolvimento da Secretaria da Fazenda, para que possamos identificar o que ainda precisamos melhorar para os próximos anos — e o evento vai definir as prioridades da administração para os próximos cinco ou seis anos”, afirma. 

Para ele, um encontro como o Novembro Estratégico, em que cerca de 150 pessoas se reúnem para discutir os rumos da secretaria. “É nítido o empenho de todos, o que só a excelência da Sefa, sempre capaz de fazer mais com menos”, ressalta Budal.

TRABALHO EM EQUIPE – A união entre os vários setores foi um dos grandes destaques ao longo dos três dias de workshop. Servidores de diferentes áreas da Sefa e da Receita Estadual puderam compartilhar experiências e trabalhar juntos em maneiras de pensar o futuro das instituições. Em cada um dos encontros, eles participaram de dinâmicas que ajudaram a responder três perguntas básicas dentro desse planejamento estratégico: “Quem Somos”, “Onde Estamos” e “Para onde vamos”.

Essas três questões nortearam cada um dos encontros, pautando as dinâmicas e estimulando os servidores a pensar em respostas que traduzem sua própria realidade ao mesmo tempo em que conhecem a de outros setores. E, embora pareçam perguntas simples, elas foram fundamentais para traçar os objetivos estratégicos, como explica o chefe da Assessoria de Modernização Fazendária, Marcos Grabicoski. 

“O Novembro Estratégico foi um evento muito importante e relevante para refletirmos nossa organização e desenharmos o futuro”, diz. “Teve uma adesão, participação ativa e engajamento enorme que com certeza vai ajudar a resolver nossos desafios atuais, fortalecer nossos pilares e a levarmos a Sefa e a Receita para o futuro que queremos”.

Para esse engajamento citado por Grabicoski, o Novembro Estratégico utilizou técnicas de gameficação para  impulsionar a integração das equipes. Assim, cada uma das dinâmicas era recompensada com uma moeda fictícia, que era usada para mensurar o desempenho de cada um dos grupos. Contudo, como explica o consultor estratégico da Escola Fazendária do Paraná (Efaz/PR), Victor Cayres, mais do que tratar as dinâmicas como uma competição, a abordagem permitiu que os participantes vissem materializar o progresso de todos os temas discutidos. 

Segundo Cayres, a principal vantagem desse tipo de técnica é aumentar a eficiência, mas de uma forma lúdica. “É uma estrutura que facilita o engajamento e permite que as pessoas foquem em um determinado ponto, em determinada tarefa. E tudo isso de uma forma leve, o que permite que elas sejam muito mais eficazes em tudo o que estão se propondo a fazer”.

JORNADA - Iniciada em 2023, a Jornada da Propulsão Paraná capacita para definição dos objetivos que vão compor o planejamento estratégico de todo o Governo do Paraná. 

Ao longo dos três dias de encontro, participaram também os diretores do Orçamento, Tadeu Cavalcante, do Tesouro Estadual, Carin Deda, da Receita Estadual, Suzane Gambetta e o representante da Contabilidade Geral do Estado, Rafael Florêncio.

 

GALERIA DE IMAGENS