Projetos da Receita Estadual do Paraná
SGT - Sistema de Gestão Tributária
O objetivo do projeto é dotar a Sefa-PR de um novo Sistema de Gestão Tributária, atendendo os seguintes requisitos principais:
- Integração total
- Cadastro único
- Visão 360º do contribuinte (conta corrente fiscal)
- Serviços acessíveis a partir dos diversos dispositivos tecnológicos disponíveis (smartphones, tablets etc)
- Disponibilização de interfaces via workflow com motor de regras parametrizável (permite que a área de negócios modifique seus requisitos)
- Estrutura de dados com histórico das informações e data de vigência
- Mudança do foco da automação das atividades para a gestão da informação
- Facilitar o dia a dia do contribuinte oferecendo uma interface amigável e livre das complexidades inerentes à legislação tributária
O grupo de trabalho do SGT foi instituído pela
.1.5 Realizar Parecer Homologação
5. Simples Nacional - Enquadramento de Empresas Novas
6. Simples Nacional - Enquadramento e Desenquadramento de Empresas Antigas
7. Simples Nacional - Enquadramento e Desenquadramento de Empresas pelo SAC
8. Simples Nacional - Atualização de Dados
2.1. Agenda Fiscal Quadrimestral
2.2. Agenda Fiscal Inclusão de Trabalhos
5. Siscred - Habilitação de Créditos ICMS
6. Siscred - Uso de Créditos GIA
7. Siscred - Uso de Créditos Refis
8. Abertura de Ordem de Serviço Fiscal
8.1. Emissão de Ordem de Serviço Fiscal
9. Abertura de Comando de Auditoria Fiscal
A fim de subsidiar a definição adequada do escopo do Projeto SGT, efetuou-se o mapeamento dos processos relevantes da administração tributária estadual.
O resultado deste mapeamento encontra-se representado aqui.
Prospecção de Soluções
Efetuada com o objetivo de conhecer as soluções adotadas por outros estados e verificar se o mercado oferece solução pronta para gestão tributária.
Contatos Efetuados:
- Administrações Tributárias de 10 estados brasileiros que possuem solução própria
- Administrações Tributárias de 2 estados estrangeiros que utilizam soluções de mercado
- Administrações Tributárias de 2 municípios brasileiros que licitaram solução de mercado
- Analistas do Instituto Gartner
- 2 fabricantes de Soluções para Gestão Tributária com escritório no Brasil
Avaliação das Alternativas
Avaliaram-se as seguintes alternativas para atingir o objetivo desejado:
- Aquisição de Solução Pronta
- Construção
- Importação de solução de outra UF e adaptação
Após análise que considerou Custo de Implantação, Custo Total de Propriedade, Resultado Financeiro a partir da implantação da nova solução; e Riscos, optou-se pela contratação de solução pronta.
Contratação e Implantação da Solução
O Estado do Paraná obteve junto ao Banco Mundial um empréstimo para financiar seus projetos de investimento no montante de US$ 350 milhões (Projeto Multissetorial).
Uma parte desses recursos (US$ 35 milhões) será destinada para o financiamento de atividades de assistência técnica ao governo estadual em oito áreas distintas, incluindo a administração tributária e financeira a cargo da Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná (Sefa-PR).
A Sefa-PR elegeu a aquisição do SGT para ser apoiada pela assistência técnica do empréstimo do Banco Mundial.
O projeto prevê um conjunto de ações para se atingir o objetivo preconizado e atender as necessidades e expectativas de modernização da Administração Tributária do Estado do Paraná. Essas ações agrupam-se em torno de quatro fatores chave para a consecução do objetivo do projeto, quais sejam: 1) a aquisição da SOLUÇÃO de software; 2) a contratação de serviços para assegurar a sua adoção e assimilação; 3) a transferência de tecnologia e conhecimento; 4) a gestão do projeto e dos serviços contratados.
Fator Chave 1: Aquisição de SOLUÇÃO de Software
O primeiro fator-chave do projeto é a aquisição de direito de uso definitivo de licenciamento de uma SOLUÇÃO Integrada de Software para Gestão Tributária, baseada em motor de regras parametrizáveis, com arquitetura orientada a serviços (SOA), disponível comercialmente como produto de software, a ser licenciada para uso no âmbito da Administração Tributária do Estado do Paraná, com garantia incluindo suporte técnico, manutenção e atualizações de versões do software.
A SOLUÇÃO será integrada a sistemas externos de suporte a atividades específicas dentro de cada processo de negócio.
Fator Chave 2: Contratação de Serviços para a Adoção da SOLUÇÃO de Software
O segundo fator chave do projeto é o apoio necessário à adoção e assimilação da SOLUÇÃO, a ser viabilizado através da contratação dos seguintes serviços:
- Dimensionamento, planejamento e implantação de ajustes técnicos na infraestrutura de hardware e software dos ambientes computacionais de desenvolvimento, testes, homologação e produção da Sefa-PR, visando a sua adequação à implantação da SOLUÇÃO;
- Elaboração de Plano de Execução do Projeto SGT, conforme práticas definidas no PMBOK;
- Elaboração, aprovação e execução de plano de capacitação e transferência de conhecimento e tecnologia, o qual conterá o programa de cursos a serem ministrados por instrutores devidamente habilitados, bem como a forma de transferência de conhecimento às equipes técnicas da Sefa-PR e da Celepar;
- Parametrização, Customização e Implantação da SOLUÇÃO, visando atender plenamente os processos de negócio que estão no escopo deste projeto;
- Apoio ao serviço de atendimento a usuários de aplicações em produção (Serviço de Atendimento ao Cidadão - SAC) e aos analistas da Sefa-PR e da Celepar na parametrização, customização e sustentação dos processos atendidos pela SOLUÇÃO.
- Consultoria e Assistência para o desenvolvimento e implantação de projetos voltados ao uso da SOLUÇÃO, abrangendo a inclusão de novos processos de negócio, ou alteração de existentes, a operação assistida de processo implantado em produção e as adequações da infraestrutura para a SOLUÇÃO.
Fator Chave 3: Transferência de Conhecimento e Tecnologia
A transferência de conhecimento e tecnologia à equipe técnica indicada pela Sefa-PR, que inclui técnicos da sua Parceira Tecnológica, é o terceiro fator chave de sucesso do projeto. Essa transferência deve ser compreendida como um princípio orientador de execução do projeto, a ser observado nas diversas ações definidas.
Para tanto, serão adotadas abordagens que garantam a transferência do conhecimento, tanto na fase em que as equipes da Sefa-PR estarão assistidas pela Consultora, quanto na fase em que deverão desenvolver suas atividades de forma autônoma. Tais abordagens incluem:
- O recebimento de toda a documentação técnica dos componentes da SOLUÇÃO, bem como dos conteúdos referentes aos projetos para a sua gestão;
- O acompanhamento da implantação de cada processo pelos gestores do processo e técnicos indicados pela Sefa-PR;
- O acompanhamento da instalação e manutenção dos produtos pelas equipes de tecnologia (infraestrutura, banco de dados, redes, etc.) indicadas pela Sefa-PR;
- O eventual desenvolvimento, por equipe da Sefa-PR, de um projeto de customização, parametrização e implantação de novo processo à SOLUÇÃO, de forma assistida pelo Fornecedor (Mentoring);
- O recebimento de toda a documentação do projeto SGT;
- a execução de programa de cursos presenciais e a disponibilidade dos conteúdos constantes do Plano de Capacitação;;
- A inclusão de atividades práticas de desenvolvimento (workshop) nos cursos programados, para solidificar os conhecimentos teóricos obtidos;
- O recebimento dos conteúdos referentes à capacitação de pessoas.
Fator Chave 4: Gestão do Projeto e dos Serviços
O quarto fator-chave de sucesso é o processo de gestão do projeto e dos serviços contratados, a ser estritamente observado durante toda a execução do contrato, a partir do Plano de Execução do Projeto, apresentado e definido após assinado o contrato de fornecimento.
CAF/OSF - Sistema de Fiscalização
- Banco de dados: ADABAS
- Tabelas: 95
- Registros: 2.773.918
- Volume de dados (GB): 0,5
- Banco de dados: MS SQL Server
- Tabelas: 49
- Registros: 1.966.438
- Volume de dados (GB): 0,5
- Início do histórico: jan/89
CIF - Cadastro de Informações Fiscais - Contribuintes ICMS
- Banco de dados: ADABAS
- Tabelas: 99
- Registros: 120.895.733
- Volume de dados (GB): 12,5
- Início do histórico: jan/83
DAE - Dívida Ativa Estadual
- Banco de dados: ADABAS
- Tabelas: 57
- Registros: 33.124.373
- Volume de dados (GB): 5
GIA - Guia de Informação e Apuração do ICMS
- Banco de dados: ADABAS
- Tabelas: 9
- Registros: 21.410.448
- Volume de dados (GB): 5
- Início do histórico: jan/00
IVA - Sistema de Gestão do IPVA
- Banco de dados: ADABAS
- Tabelas: 21
- Registros: 422.768.855
- Volume de dados (GB): 84
- Banco de dados: PostGgres
- Tabelas: 38
- Registros: 114.644.418
- Volume de dados (GB): 54
- Início do histórico: jan/87
ITCMD/WEB - Declarações de ITCMD
- Banco de dados: Postgres
- Tabelas: 46
- Registros: 1.384.891
- Volume de dados (GB): 13
- Início do histórico: jan/11
PAF - Processo Administrativo Fiscal
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- Tabelas: 53
- Registros: 7.047.738
- Volume de dados (GB): 2
- Início do histórico: jan/95
SGR - Sistema de Gestão de Recolhimentos
- Banco de dados: ADABAS
- Tabelas: 65
- Registros: 207.580.263
- Volume de dados (GB): 39
- Início do histórico: fev/00
TAP - Termo de Acordo de Parcelamento
- Banco de dados: ADABAS
- Tabelas: 15
- Registros: 10.085.684
- Volume de dados (GB): 1,5
Processo Eletrônico
- Legislação
Phoenix
- Legislação
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