Fazenda e Receita Estadual recebem primeira etapa do Novembro Estratégico 19/11/2024 - 16:22

Gestores da Secretaria da Fazenda e da Receita Estadual iniciaram nesta terça-feira (19) a primeira etapa do Workshop ‘Novembro Estratégico’. A capacitação que acontece no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) visa definir e alinhar os próximos passos estratégicos das instituições, promovendo uma reflexão conjunta sobre o presente e o futuro da gestão fazendária. 

Realizada pela Assessoria de Modernização Fazendária e Sebrae-PR a capacitação faz parte do workshop Jornada de Propulsão da Secretaria do Planejamento e tem como objetivo levar o planejamento para cada pasta nos dois primeiros anos e construir, nos dois anos seguintes, um masterplan que deve guiar o governo do Estado para os próximos 30 anos.

O secretário da Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara, participou da primeira etapa e reforçou a importância de consolidar o planejamento estratégico da pasta. “É necessário fortalecer e modernizar as áreas tributária e financeira da Secretaria, contribuindo para seu crescimento sustentável. E essa capacitação deve alcançar este processo com o conhecimento e aperfeiçoamento dos servidores”. 

O objetivo desta etapa é capacitar servidores da Secretaria da Fazenda e Receita Estadual para o planejamento estratégico, bem como refletir sobre a identidade de cada profissional e os valores que sustentam as ações e decisões tomadas. 

“Estamos capacitando os servidores para que eles possam ter uma visão mais estratégica e colaborativa, com ênfase na construção de uma visão de futuro desta secretaria, atuando de modo a impactar diretamente na melhoria do estado, por meio da gestão fazendária”, explicou o chefe da Assessoria de Modernização Fazendária, Marcos Grabicoski.

Para a diretora da Receita Estadual, Suzane Gambetta, o fisco estadual está em um continuo processo de modernização fiscal. “Estamos a todo vapor com diversos projetos que fazem parte do nosso projeto maior de modernização da gestão fiscal, e cada vez mais necessitamos de aperfeiçoamento e capacitação para que a gente acompanhe as evoluções e possa melhor atender e servir nossos contribuintes” disse a diretora.  

O diretor-geral da Sefa, Luiz Paulo Budal, explanou sobre as mudanças dos últimos anos que fizeram com que o Paraná chegasse no patamar de equilíbrio fiscal. “Nos últimos 10 anos, passamos por diversas mudanças, cenários de crises que nos obrigou a buscar mecanismos para estancar riscos e buscar a sustentabilidade fiscal do estado. Atualmente alcançamos este equilíbrio em razão de todo trabalho bem executado e queremos dar continuidade, para que possamos manter o Paraná neste patamar de solidez fiscal e sustentabilidade das finanças públicas”. 

O secretário de Planejamento, Guto Silva, também participou do Novembro Estratégico e reforçou a importância das etapas do workshop que vem sendo desenvolvido em todos os órgãos. “A Jornada Propulsão Paraná deve auxiliar a pasta na construção e valorização da identidade paranaense”.

JORNADA - Iniciada em 2023, a Jornada da Propulsão Paraná capacita para definição dos objetivos que vão compor o planejamento estratégico de todo o Governo do Paraná. 

Nos próximos encontros, 26 e 29 de novembro, serão debatidos temas como a análise do contexto atual e da posição das instituições perante os desafios atuais e a discussão sobre o direcionamento estratégico e as metas futuras.

Participaram também desse primeiro encontro, os diretores do Orçamento, Tadeu Cavalcante, do Tesouro Estadual, Carin Deda e o representante da Contabilidade Geral do Estado, Rafael Florêncio.

GALERIA DE IMAGENS