Torne-se usuário do Receita/PR com certificado digital
Passo 1 : Preenchimento da Solicitação de Uso.
(a) Esse preenchimento inicial é utilizado para usuários COM e SEM certificado digital. Entretanto, se pretender utilizá-lo, deve-se ficar atento ao preenchimento dos campos CPF e Nome, que DEVEM ser iguais ao certificado digital.
Acesse o formulário de solicitação de uso.
(b) Ao fim do preenchimento, se não ocorrerem erros, a mensagem de sucesso abaixo aparecerá.
(c) Em seguida, será enviado automaticamente um email para o usuário solicitando que os dados sejam confirmados.
Passo 2 : Confirmação de dados.
Aparecerá a tela abaixo solicitando o CPF para confirmação dos dados e o formulário com alguns campos habilitados para atualização.
Passo 3 : Termo de Adesão
Passo 4 : Assinar Digitalmente
Sistemas operacionais que são passíveis de utilização: Windows e Linux.
Validação de CPF
Ao assinar o termo, o sistema validará o CPF da solicitação com o CPF do certificado. Caso eles sejam diferentes a mensagem abaixo será exibida e a assinatura com o certificado NÃO será realizada.
O solicitante terá nesse caso a opção de cancelar a solicitação ou continuar o pedido via cartório (ver Passo 3).
Validação de Nome
Antes de realizar a assinatura do Termo será também realizada a comparação entre o nome informado na solicitação e o que consta no certificado digital. Porém, caso sejam diferentes, será exibida a mensagem abaixo, possibilitando que sejá gerado um novo Termo com o nome que está no certificado digital, caso se deseje assim.
Passo 5: Conclusão
Passada todas as etapas e se nenhuma exceção (ver erros aqui) aparecer, a mensagem de sucesso da solicitação será exibida.