Workshop apresenta ferramenta de BI que facilita e agiliza a fiscalização do Simples Nacional 30/10/2024 - 17:57

A Receita Estadual do Paraná realizou nesta quarta-feira (30) o workshop “De Semanas a Minutos: Como o BI Revoluciona a Fiscalização do Simples Nacional”, para apresentar aos auditores fiscais a nova ferramenta ‘BI/ePAF-SN’, que otimiza a apuração do ICMS devido por empresas enquadradas no Simples Nacional e permite a geração automática de demonstrativos para o sistema ePAF/BPM. 

A apresentação abordou como o uso da tecnologia e análise de dados permitirá transformar um trabalho complexo em um processo ágil e eficiente, beneficiando milhares de contribuintes e o fisco estadual a fim de promover a concorrência leal entre os contribuintes.

A diretora da Receita Estadual, Suzane Gambetta, abriu o evento elogiando a equipe da Assessoria e Gerência do Simples Nacional (AGSN) pelo desenvolvimento da nova tecnologia. "O trabalho que a equipe da AGSN vem desenvolvendo é de uma qualidade enorme, identificando fraudes vinculadas aos contribuintes do Simples Nacional. Essa transformação de semanas para minutos é um empenho da Receita, apoiado pelo ambiente analítico", afirmou Suzane.

A apresentação técnica da ferramenta ficou a cargo do auditor fiscal e coordenador da AGSN, Yukiharu Hamada, e de auditor fiscal, Gláucio Roberto Pires. Segundo Hamada e Gláucio, o diferencial da ferramenta é integrar o trabalho humano com recursos informatizados, facilitando o processo e gerando demonstrativos que são encaminhados ao sistema ePAF/BPM. Essa solução promete reduzir o tempo de fiscalização e apuração, contribuindo para que o Estado do Paraná continue a ser uma referência em tecnologia aplicada à gestão pública e fiscal. 

O evento foi organizado pela Assessoria e Gerência do Simples Nacional (AGSN) e contou com o apoio do Gabinete da Receita Estadual do Paraná e da Escola de Administração Fazendária (EFAZ).