V Semana Tributária começa com debates sobre cidadania fiscal e jornada de gamificação 12/11/2024 - 11:58
Com o tema Cidadania Ativa: O Que Você faz pela Sociedade, a V Semana Tributária começou nesta terça-feira (12), em Curitiba, reunindo autoridades, servidores e cidadãos para discutir a importância da educação fiscal como parte fundamental da sociedade e do exercício da cidadania.
O evento é organizado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), por meio da Escola Fazendária do Paraná (Efaz), e do Grupo de Educação Fiscal do Paraná (GEFE) e acontece de forma híbrida. Assim, os participantes podem acompanhar a programação tanto pela internet quanto presencialmente, no auditório do Canal da Música.
Na abertura da programação, o diretor-geral da Sefa, Luiz Paulo Budal, destacou a importância da realização de um evento assim justamente para aproximar a Secretaria da sociedade. “Digo sempre que a Fazenda é uma secretaria-meio, então um evento como esse é a oportunidade de mostrarmos para a população o papel de cada um de nós dentro desse trabalho de boa gestão que estamos fazendo no Paraná”, diz.
O painel que abriu a V Semana Tributária contou ainda com a participação da diretora da Receita Estadual, Suzane Gambetta; o diretor-geral da Secretaria de Educação (SEED), João Luiz Giona Júnior; o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), Fernandes dos Santos; o auditor fiscal da Receita Federal, Francisco Horst Bignardi Reinhardt; e o diretor da Efaz, Mário Brito.
Como um dos principais organizadores do evento, Brito destacou principalmente o trabalho interinstitucional não apenas para fazer a Semana Tributária acontecer, mas para levar a educação fiscal para a sociedade. “Fazer um evento desses acontecer é um trabalho conjunto de vários grupos, mas é o trabalho de todos eles ao longo de todo o ano que ajuda a levar à população, das crianças aos adultos, a conscientização sobre a importância dos impostos para o bom andamento da sociedade e como eles ajudam a própria sociedade a exercer uma cidadania cada vez mais ativa”.
GAMIFICAÇÃO E PALESTRAS – A V Semana Tributária acontece ao longo de toda a terça-feira e contará ainda com várias apresentações e algumas ativações interativas. O grande destaque desta edição do evento é sua jornada gamificada, no qual os participantes, presenciais e online, são recompensados pelo seu engajamento.
Assim, à medida em que eles acompanham as palestras e interagem com a programação, recebem pontos que podem se transformar em prêmios, que serão entregues no final do dia. Isso inclui desde uma viagem para Guaratuba, no Litoral, a um tablet, e-readers, entre outros.
Outro destaque são os próprios workshops. A participação do escritor e professor Leandro Karnal é uma das mais aguardadas de todo o evento. Ele falará sobre a interseção entre ética, cidadania e responsabilidade social. Também estão confirmados o cientista político Humberto Dantas; a coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano; a promotora de Justiça no Estado do Paraná, Mariana Dias Amaro; e a diretora-executiva do Sistema Observatório Social do Brasil, Roni Enara.
Outro painel vai debater os desafios da cidadania fiscal e da transparência e contará com a presença da auditora fiscal da Receita Estadual Rosa Fátima dos Santos; do analista-tributário da Receita Federal Antônio Jordão da Silva Junior; e da professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Simone Leticia Raimundini Sanches.
3 EM 1 – A Semana Tributária 2024 é, na verdade, três eventos em um só. Além da V Semana de Conscientização Tributária, ela inclui também a IV Semana da Transparência Fazendária e o XXV Seminário Paranaense da Educação Fiscal.
Toda a programação é organizada pelo Grupo de Educação Fiscal do Paraná (GEFE), um comitê interinstitucional formado justamente para promover ações de educação fiscal em todo o Estado. Ele é composto pela Sefa, Efaz, Receita Estadual, Escola de Gestão, Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado Administração e Previdência, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, UEM, Controladoria Geral da União, e Sindafep.