Trabalho da Efaz do Paraná é marcado por ações inovadoras, capacitação e desenvolvimento de projetos na gestão 22/12/2022 - 11:41
Ao longo da atual gestão (2019-2022), a Escola Fazendária do Paraná (Efaz-PR), vinculada à Secretaria da Fazenda, desenvolveu iniciativas que aperfeiçoaram e qualificaram os serviços prestados aos cidadãos e servidores paranaenses. Atuando na capacitação através de cursos, palestras, seminários, transmissões ao vivo, gestão do conhecimento e na Educação Fiscal, a escola modernizou processos e realizou diversas ações durante a gestão, promovendo também encontros presenciais e a distância.
O diretor da Escola Fazendária do Paraná, Mário Brito, comenta que nos últimos anos a escola passou por intensas transformações na forma de se comunicar e interagir. “Isso gerou grande impacto sobre as ações de capacitação, plenamente absorvidas pela Efaz, que passou a ofertar eventos presenciais e a distância com a mesma qualidade e resultados”, destaca.
Confira as principais iniciativas da Efaz na atual gestão:
Encontros e eventos
Foram realizados mais de 50 eventos organizados pela Efaz-PR, que somam mais de 60 mil interações entre público interno e externo, sendo de participantes e interações estatísticas do YouTube.
Com temas diversos, os eventos trouxeram temáticas como ‘Os Impactos da Pandemia’; ‘Caminhos para o Reequilíbrio Fiscal’; ‘Contabilidade Pública’; ‘Caminhos para a Reforma Tributária’; e a II Semana Paranaense da Transparência Fazendária, que trabalhou o tema Cooperação, Modernização e Inovação na Gestão Pública, entre outros.
Cursos e Capacitações
A Escola Fazendária oferece para servidores do Estado diversos cursos de capacitação e aperfeiçoamento. Ao longo da gestão, mais de 150 turmas foram beneficiadas em diferentes cursos oferecidos pela Efaz - PR. Em 2022, foram 33 turmas dos 22 cursos ofertados. Destacam-se os cursos de Formação em Business Intelligence (BI) Microstrategy, Power Bi e Power Plataform.
Os cursos fazem parte de uma coleção de serviços de software, aplicativos e conectores da Microsoft que transformam fontes de dados em informações coerentes, mais dinâmicas e visualmente mais atrativas.
David Saraiva Farias Fernandes, auditor fiscal e coordenador da Assessoria e Gerência do Ambiente Analítico (AGAA) da Receita Estadual, explica que através das ferramentas utilizadas, os servidores possuem maior facilidade de aprendizado e acesso. “Os cursos proporcionam acesso fácil, rápido e amplo aos dados corporativos da Receita Estadual, tais como cadastro, recolhimentos, autos de infração, dívida ativa, simples nacional, dentre vários outros”, observa.
Modernização da Gestão Pública
O Profisco ll - PR, Programa de Gestão Fiscal do Estado do Paraná, visa contribuir para a sustentabilidade da gestão fiscal, por meio do aperfeiçoamento da gestão fazendária, da administração tributária e da administração financeira e do gasto público. “Traz a possibilidade de novas experiências de formação e gestão da escola e de temas relacionados, como a Gestão do Conhecimento e Gestão por Competências, projetos liderados pela Efaz”, destaca Mário.
Educação Fiscal
A Educação Fiscal procura incluir a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento de controles social e fiscal do Estado. A partir disso, a Escola Fazendária do Paraná passou a efetuar a gestão e supervisão do Programa Nota Paraná. Foram instituídos novos serviços, como o Paraná Pay, bilhetes em dobro para o setor de gás e combustíveis, dentre outros.
Educação Fiscal nas Escolas
Ao final de 2022, a produção dos 20 vídeos sobre Educação Fiscal foi finalizada e publicada no site oficial da Escola Fazendária do Paraná. As aulas são parte do projeto Educação Fiscal nas Escolas, desenvolvido pela Secretaria da Fazenda do Paraná, em parceria com a Secretaria de Educação e do Esporte do Estado do Paraná.
“Isso amplia e solidifica a cooperação entre a Sefa e a SEED na disseminação de informações e conhecimentos para a cidadania fiscal, além da consolidação de eventos de grande porte, a exemplo da Semana da Conscientização Tributária e da Semana da Transparência Fazendária”, conclui o diretor.
Na Fazenda, os trabalhos estão sob a coordenação da Efaz- PR e buscam promover ações que visam ampliar o conhecimento sobre cidadania fiscal, enfatizando a importância da função social do tributo e o papel de cada cidadão no controle social dos recursos e políticas públicas dentro das Escolas.