Servidores da Sefa capacitam prefeituras para emissão de NFP-e 26/09/2017 - 17:43

Servidores da Secretaria da Fazenda estão capacitando funcionários das prefeituras para auxiliar os produtores rurais na emissão de notas fiscais eletrônicas, cuja obrigatoriedade deve ser adotada a partir do primeiro dia do próximo ano. A 6ª Delegacia Regional da Receita Estadual, de Jacarezinho, ofereceu o treinamento para operadores do sistema de produtor rural de 29 municípios da região. Cerca de 50 pessoas participaram da capacitação, dividida em duas turmas, nos dias 19 e 21 de setembro.

De acordo com a servidora Rosali Perez Garcia, coordenadora do Sistema de Produtor Rural - SPR e do Fundo de Participação Municipal - FPM, que aplicou a capacitação, a iniciativa surgiu a partir de uma necessidade das próprias prefeituras municipais. Muitas delas passaram por um processo de mudança na área administrativa após as eleições, no início deste ano. Assim, muitos desses funcionários precisavam de treinamento para utilizar o Sistema de Produtor Rural - SPR com conhecimento da legislação pertinente e segurança para atender os produtores rurais de seus municípios. “Durante o treinamento foram realizados estudos e debates sobre a legislação sobre o SPR com exercícios de situações práticas da rotina dos operadores, além de serem sanadas dúvidas sobre a NFP-e, pois serão esses funcionários que irão repassar as informações aos produtores rurais de seus municípios”.

Daniela Wilezelek, que trabalha como fiscal de tributos na prefeitura de Figueira, no norte pioneiro do Paraná, realizou o treinamento no dia 21 de setembro e afirmou que a capacitação ampliou o seu conhecimento na área e que, com isso, poderá melhorar o atendimento aos agricultores do município. “Foram esclarecidas várias dúvidas que eu tinha sobre o sistema”, diz.

Zuleide Evangelista, assistente administrativa da prefeitura de Cambará, também elogiou o treinamento e garantiu que agora está mais preparada para passar o conhecimento adquirido aos agricultores. “Eu já tenho prática nesta rotina administrativa, mas sempre tem alguma coisa para aprender. Até sugeri que ocorram outros treinamentos, em outras áreas, pois é sempre bom se atualizar”, afirmou a servidora que, mesmo com o pé quebrado, fez questão de comparecer ao curso. “Estava esperando essa oportunidade há muito tempo. Iria até de muletas".