Sefa capacita deputados e assessores sobre Siaf e Portal da Transparência 15/07/2020 - 17:20

A Secretaria da Fazenda do Paraná, por meio da Contabilidade Geral do Estado, ministrou um treinamento para deputados estaduais e assessores parlamentares sobre a utilização e a extração de dados do Novo Siaf e do Portal da Transparência do Paraná. As duas ferramentas são fundamentais para o acompanhamento e controle dos gastos públicos.

A oficina foi ministrada em duas datas – 8 e 15 de julho – e no total 46 pessoas participaram do treinamento, dentre parlamentares e assessores. As apresentações foram feitas pela diretora da Contabilidade Geral, Cristiane Berriel Lima da Silveira; pelo assessor técnico Rafael Lenz Carriel e pelo chefe do Departamento de Coordenação do SIAF, Anael Pinheiro de Ulhôa Cintra. Além do treinamento, a equipe da Contabilidade disponibilizou manuais aos participantes.

Na sessão do Legislativo desta quarta-feira, o presidente da Alep, Ademar Traiano, ressaltou em plenário a importância da iniciativa. “Gostaria de fazer um agradecimento público à Secretaria da Fazenda e ao secretário Renê Garcia Junior pelo treinamento de servidores e parlamentares para acessar o Siaf e o Portal da Transparência”, disse. O presidente da Comissão de Orçamento da Casa, Evandro Araújo, também falou a respeito. “Acompanhei as duas reuniões e de fato a dedicação dos servidores que ministraram o curso foi excepcional, entregando muito mais até do que a gente esperava”, completou.

“Esta era uma demanda antiga da Assembleia Legislativa do Paraná, pois as ferramentas são extremamente úteis mas é preciso ter conhecimento sobre elas, saber como navegar, pois são sistemas complexos. Agora ficou mais fácil”, disse a secretária da Comissão de Orçamento da Alep, Ana Beatriz Silva do Prado.

O QUE É – Siaf é a sigla do Sistema Integrado de Finanças Públicas do Estado do Paraná, que consiste no principal instrumento a ser utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Estadual. A ferramenta provê mecanismos adequados ao controle diário da execução orçamentária, financeira e patrimonial aos órgãos da Administração Pública e permite que a contabilidade pública seja fonte segura de informações gerenciais destinadas a todos os níveis da Administração Pública Estadual.

Portal da Transparência é um site aberto a toda a população, que permite o acompanhamento e a fiscalização do uso dos recursos públicos. Lá estão disponíveis informações sobre a estrutura de Governo, orçamento, responsabilidade fiscal, licitações, contratos, patrimônio e outros dados que mostram como e onde o dinheiro público é usado.