Secretário da Fazenda toma posse e diz que trabalhará por um projeto de modernização do Estado 11/01/2019 - 16:50

O novo secretário da Fazenda do Paraná, Renê Garcia Junior, tomou posse nesta sexta-feira (11), durante solenidade realizada no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda. O evento contou com a presenta do governador Carlos Massa Ratinho Junior, autoridades e dezenas de servidores do órgão, que lotaram o espaço para acompanhar a assinatura do termo de posse.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior enalteceu a experiência técnica e acadêmica de Renê Garcia Junior. “O professor Renê é um homem muito experimentado, professor da FGV, que traz na bagagem uma grande experiência na área de finanças, sendo que esse é o grande desafio do Estado: poder ter uma Secretaria da Fazenda que possa facilitar o desenvolvimento do setor produtivo, simplificar essa relação estado-empresa e, acima de tudo, dar tranquilidade para que possamos organizar as contas públicas e planejar bem os investimentos necessários para atender bem ao cidadão paranaense.

De acordo com Garcia Junior, uma de suas principais metas de trabalho será a de desenvolver um projeto de modernização para a Secretaria da Fazenda e criar critérios de racionalização dos processos de tributação. “Iremos vislumbrar soluções alternativas para a geração de receitas do Estado para fazer frente às demandas, principalmente aos programas sociais e as necessidades de investimento do Estado”, afirmou.

O desafio de trabalhar em um projeto inovador do governador Carlos Massa Ratinho Junior foi uma das principais motivações para que o novo secretário aceitasse o convite para comandar a pasta. “O que eu senti aqui no Paraná foi um estímulo muito grande de uma pessoa jovem e talentosa, querendo desenvolver um programa de modernização no Estado. Como gosto de desafios, achei que poderia de alguma forma contribuir para concretizar esse projeto de governo com a cara de um novo Brasil”, diz.

Renê Garcia Júnior acumula mais de 14 anos de experiência no setor público, como presidente de autarquias federais e como secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão do Rio de Janeiro no ano de 2002. Além disso, Garcia Júnior ocupou cargos executivos de importantes empresas privadas, além de uma trajetória de mais de 40 anos na vida acadêmica, mais recentemente, como coordenador de projetos e estudos econômicos na FGV Rio.

Graduado em Administração de Empresas pela Escola Brasileira de Administração Pública e em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Garcia Júnior tem doutorado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestrado em Economia e especialização em Mercado de Capitais e Estratégias Operacionais pelo Instituto Europeu de Administração de Empresas de Fontainebleau, na França, considerada uma das melhores escolas de gestão de negócios no mundo.