SEFA abre Curso de Formação de Auditores Fiscais para aprovados em concurso da Receita Estadual 19/02/2013 - 12:01

O secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, ao participar, nesta segunda-feira (18), da abertura do I Curso de Formação de Auditores Fiscais para os 50 primeiros colocados no concurso da Receita Estadual, ao enfatizar o investimento em TI pelo Governo do Paraná, disse que a chegada de novos auditores “tornará o Fisco mais eficiente em defesa dos interesses do Estado e do cidadão paranaense”.

O Diretor Geral da Secretaria da Fazenda, Clovis Rogge, ao lembrar que o curso é a segunda etapa do concurso e tem caráter eliminatório, manifestou a esperança de que todos serão bem sucedidos, por terem superado a primeira fase, considerada a mais difícil. O concurso para o preenchimento das 100 vagas de auditores fiscais teve mais de nove mil inscritos de todo o Brasil. As provas foram realizadas em outubro do ano passado.

Rogge, que também é auditor fiscal, reforçou a importância desse profissional para o estado e para a sociedade. “O auditor fiscal é quem busca os recursos que a sociedade delibera repassar para o estado. Portanto, o exercício de sua função se dignifica com a observância dos princípios éticos”, enfatizou.

O secretário Hauly, ao saudar os concursandos, destacou que eles devem se sentir felizes com a carreira que escolheram, porque “é uma das mais importantes e bonitas carreiras do Estado brasileiro”. Adiantou ainda que o Paraná, a 5ª maior economia brasileira, que se esforça para ser a 4ª, “é o melhor lugar do Brasil para se viver e prosperar, devido às suas beleza e riquezas naturais, terras férteis e um povo maravilhoso”.

E para melhorar o Fisco paranaense, Hauly informou que o Governo Beto Richa tem investindo pesado em tecnologia para tornar mais ágil a Receita e ampliar a arrecadação de tributos. Lembrou que a Secretaria da Fazenda é pioneira no Brasil em determinadas soluções de TI para transformar sua base de dados em informações que darão mais eficiência às ações do Fisco.

COMPROMISSO - Dos 100 aprovados na primeira etapa do concurso, 60% são de outros estados e a idade média é de 32 anos, revelou o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), Agenor Carvalho Dias. Para ele, os classificados, “que agora se tornam paranaenses, têm o compromisso de prover o estado com os devidos recursos para que possa atender as demandas da sociedade”.

O diretor da Coordenação da Receita do Estado, Gilberto Della Coletta, disse que o momento da abertura do curso era esperado por todos, uma vez que o concurso anterior havia sido realizado há cerca de 20 ano. Portanto, em sua avaliação, a chegada dos novos auditores trará ganhos a todos. “O conhecimento que vocês trarão para a nossa instituição contribuirá em muito para o aprimoramento do trabalho da Receita”, destacou.

Nilce de Oliveira Nascentes, coordenadora da Escola de Administração Tributária, desejou sucesso aos classificados para que possam, ao se integrar aos quadros da Receita Estadual, “abrilhantar cada vez mais a carreira de auditor fiscal e atender à sociedade como um genuíno servidor público, no mais amplo sentido da palavra”.

Roberto Pizzato, delegado da 1ª Delegacia Regional da Receita, falando em nomes dos demais delegados, afirmou que os novos auditores proporcionarão ganho importante para a Receita, “por meio de idéias e novos conceitos vivenciados na iniciativa privada, que, certamente, contribuirão para o cumprimento dos objetivos constitucionais da carreira, que é arrecadar recursos para que o governo possa cumprir com suas obrigações para com a sociedade, em geral”.

O I Curso de Formação de Auditores Fiscais, cujo objetivo é capacitar o candidato para o exercício do cargo de Auditor Fiscal “A”, aberto nesta segunda-feira no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba, se encerra no dia 3 de maio. Os demais aprovados na etapa anterior do concurso também farão o curso.

GALERIA DE IMAGENS