Recursos devolvidos pela Assembleia irão para municípios menos desenvolvidos 19/12/2012 - 18:40

O governador Beto Richa anunciou que aplicará nos municípios paranaenses menos desenvolvidos os R$ 110 milhões devolvidos pela Assembleia Legislativa aos cofres do Estado. Os recursos são resultado da economia feita com a reorganização administrativa promovida pelo legislativo ao longo do ano. Um cheque simbólico com o valor foi entregue nesta quarta-feira (19/12) ao governador pelo presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni.

Durante a cerimônia, foi formalizada ainda a transferência ao Estado de imóveis da Associação Paranaense das Senhoras dos Deputados Estaduais (Apasde), extinta por suas integrantes em abril. Avaliados em R$ 15 milhões, os imóveis serão incorporados aos ativos da ParanaPrevidência.

“São medidas que auxiliarão o Estado na implementação de ações importantes para a população. É uma mostra de que o Legislativo está em sintonia com o momento de austeridade e transparência do governo”, disse Beto Richa.

“Os recursos serão revertidos em obras nas cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano – IDH. O Paraná realiza um esforço para garantir mais investimentos públicos e privados nas regiões mais pobres do Estado”, afirmou o governador, que agradeceu o esforço dos 54 deputados estaduais.

De acordo com o deputado Rossoni, a devolução dos recursos ao governo foi possível graças a um conjunto de medidas administrativas que inclui a redução do número de funcionários, revisão de contratos e cortes da cota de combustíveis e de gratificações indevidas pagas a funcionários, entre outras.

No ano passado o Legislativo paranaense já havia devolvido cerca de R$ R$ 90 milhões ao governo estadual. Os recursos foram aplicados em saúde, segurança e assistência social. Segundo o presidente da Assembléia, a meta para o próximo ano é economizar mais R$ 140 milhões. “Com medidas de transparência e austeridade estamos avançando e proporcionando uma redução importante nos custos da Casa, que será direcionada para obras imprescindíveis para a população paranaense”, afirmou. De acordo com Rossoni, a economia feita este ano representa 25% do orçamento anual da Casa.

IMÓVEIS – O valor do patrimônio imobiliário que retornará ao Poder Executivo está estimado em R$ 15 milhões. São seis imóveis, todos localizados no Centro Cívico: cinco na Rua Marechal Hermes e um na Rua Deputado Mário de Barros. Somando-se as áreas, os imóveis correspondem a cerca de 3 mil metros quadrados. Rossoni solicitou ao governador que os imóveis sejam repassados à ParanaPrevidência.

Richa destacou a relação republicana e democrática entre os poderes Executivo e Legislativo e disse que a doação dos imóveis irá garantir o fortalecimento da instituição de previdência do Estado e mais segurança aos servidores. “Agradecemos mais uma vez. Com isso, a Paranaprevidência terá mais estabilidade”, disse.

Estiveram presentes na solenidade os deputados Ademar Traiano, líder do governo na Assembleia Legislativa; Plauto Miró, primeiro secretário da Assembleia Legislativa; e o diretor-presidente da ParanaPrevidência, Jayme de Azevedo Lima, além de outros deputados e lideranças.

EXEMPLO
– O secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, ao repassar o cheque do valor devolvido pela Assembleia Legislativa para a coordenadora da Administração Financeira da Receita, Rosemary Escabio, para providenciar o depósito ao erário, enalteceu o esforço dos deputados em reduzir as despesas da Casa.

Segundo Hauly, “a economia que a Assembleia Legislativa tem feito em dois anos é digna de elogios e deveria servir de referência a outros setores da administração pública paranaense”.

Também participaram da reunião no gabinete do secretário da Fazenda, a chefe da Divisão de Análise Técnico-financeira, Fadua Kubrusly Cruz, e o chefe da Divisão de Despesa da Coordenação da Administração (CAFE), Marco Antônio Jagher.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná e Assessoria de Imprensa da SEFA