Receita Estadual realiza treinamento para auditores fiscais das Delegacias Regionais 28/02/2025 - 14:48

A Receita Estadual do Paraná promoveu, nesta semana, um treinamento especializado para 35 auditores fiscais das Delegacias Regionais. A iniciativa, organizada pela Assessoria e Gerência do Simples Nacional – AGSN, teve como objetivo aprimorar o conhecimento técnico e fortalecer a fiscalização tributária.

A ação está alinhada ao objetivo estratégico da Secretaria da Fazenda “Promover a cultura da inovação e aprendizado contínuo com foco na liderança e na transformação digital”. 

“O aprendizado contínuo é necessário para que a equipe da Receita possa explorar da melhor forma os desenvolvimentos de Business Intelligence. A capacitação visa fortalecer a atuação da Receita, proporcionando maior eficiência na fiscalização e conformidade no recolhimento de tributos estaduais”, destaca Suzane Gambetta, diretora da Receita Estadual.

Durante o treinamento, foram apresentadas as ferramentas desenvolvidas pela AGSN na ferramenta Strategy, com suporte da Assessoria e Gerência do Ambiente Analítico – AGAA, que permitem análise detalhada dos cálculos tributários, origem das informações e apuração do ICMS devido pelas empresas optantes pelo Simples Nacional.

Além da abordagem teórica, os participantes realizaram exercícios práticos, incluindo a abertura de Comandos de Auditoria Fiscal. A atividade possibilitou a aplicação dos conhecimentos adquiridos para fiscalizar empresas que apresentaram inconsistências na declaração do PGDAS-D, não informando corretamente os valores apurados pelos documentos fiscais eletrônicos, o que pode configurar sonegação de tributos, especialmente do ICMS.

O desenvolvimento das ferramentas apresentadas no treinamento faz parte da estratégia da Receita Estadual para se tornar uma organização orientada a dados, promovendo eficiência e inovação dentro do pilar estratégico de transformação operacional inteligente.

Os auditores também receberam orientações sobre a elaboração dos cálculos tributários e os demonstrativos analíticos e sintéticos que servem como documentos probatórios para a lavratura de autos de infração. Além disso, foi demonstrado o processo de inserção de dados no sistema ePAFSN para a realização do lançamento do crédito tributário.

PRESENÇAS – O treinamento contou com a presença de delegados, assessores de gabinete, inspetores de fiscalização e auditores fiscais das inspetorias regionais de fiscalização, tributação e arrecadação.