Receita Estadual ministra palestra sobre ITCMD para acadêmicos de Direito da UEL 10/04/2014 - 17:10

O Inspetor Regional de Tributação da 8ª Delegacia Regional da Receita de Londrina, Dalton Lazaro Soares, ministrou palestra para cerca de 230 alunos do 4º ano do Curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina (UEL) na “Semana de Integração”, em fevereiro. A promoção foi do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ) e da Coordenação de Estágio do Curso de Direito com o objetivo de capacitar alunos sobre o Sistema ITCMD WEB.

A palestra contou com a participação dos auditores fiscais da 8ª DRR, Ivair Mussi e Mauro Luiz Correa Rocha. E ainda contou com a presença de representante do Gabinete da Delegacia, assessora Ana Paula Pelizzari M. Lima, da gerente do Setor de ITCMD, Izaura Midori Ouyama, da Inspetora Geral de Arrecadação, Suzane Gambetta Dobjenski, e da Procuradora Regional, Sonia Regina Dias Barata da Costa Bispo.

O evento de integração acadêmica teve a coordenação do professor Henrique Afonso Pipolo, diretor do EAAJ, e da Professora Márcia Teshima, sendo que a participação dos acadêmicos da UEL tem objetivo de Formação Complementar, com abordagem de vários outros assuntos como a importância da assistência judiciária gratuita, o papel e a atuação do Poder Judiciário e do Ministério Público e a ética no exercício da advocacia.

Segundo a Professora Márcia Teshima, embora o evento tivesse sido programado para os discentes do 4º ano do Curso de Direito, com divulgação apenas na comunidade acadêmica da UEL, houve a solicitação de inscrições de alunos de outras instituições de ensino superior, repercutindo de forma bastante positiva sobre a imprescindibilidade da manutenção dessa capacitação como um evento permanente e necessário ao calendário acadêmico, com a possibilidade de participação da comunidade externa.

Este foi o segundo ano em que a Delegacia Regional da Receita de Londrina organiza eventos em parceria com a UEL. Outras entidades já manifestaram interesse em promover eventos dessa natureza.