Receita Estadual leva oficinas de cidadania fiscal para crianças na Expoingá 15/05/2015 - 15:20

A Receita Estadual do Paraná, por meio da 9ª DRR-Maringá, está com um estande na Expoingá/2015, que ocorre de 7 a 17 de maio. Um dos trabalhos desenvolvidos no local é a oficina de educação fiscal e cidadania “Vendinha do Fisco”, que em como objetivo falar da função social dos tributos.

As crianças que visitam a feira e o estande da receita estadual têm a oportunidade de participar de brincadeiras lúdicas de compra e venda de mercadorias e aprender a importância de pedir a nota fiscal no ato das compras. Também assistem a vídeos educativos relacionados ao tema e levam para casa materiais como gibis e CDs com jogos e desenhos animados, desenvolvidos pela Secretaria da Fazenda com ilustração do cartunista Ziraldo.

Durante a brincadeira, as crianças têm a oportunidade de conhecer a sistemática da emissão de um documento fiscal - neste documento contém também a informação do valor do imposto aproximado que é pago. É uma forma das crianças visualizarem a maneira como cada cidadão contribui para o custeio dos serviços prestados pelo estado. É uma forma didática, lúdica e divertida de tratar a cidadania fiscal.

A equipe explica para as crianças as várias funções da nota fiscal, que além de ser a ferramenta hábil para que os tributos cheguem aos cofres públicos para custear serviços essenciais como educação, saúde e segurança, também é documento necessário para a garantia e troca das mercadorias adquiridas, bem como é a prova de propriedade do bem adquirido. Os conceitos são apresentados por meio de histórias, o que desperta o interesse na criança.

O trabalho é feito por auditores fiscais treinados para este tipo de atendimento e para o público infantil. No evento, a Receita Estadual também presta serviços de atendimento ao produtor rural sobre Nota Fiscal de Produtor e faz plantão fiscal. Além disso, orienta sobre IPVA, faz consulta de débitos tributários e tira dúvidas sobre legislação. Passaram pelo estande cerca de 5 mil visitantes, sendo cerca de 2 mil crianças.

Também em parceria com o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita, a equipe divulga o Prêmio Gestor Público Paraná, que vai premiar boas iniciativas de gestores públicos municipais e tem correlação com a educação fiscal, porque diz respeito ao uso eficiente dos recursos públicos em prol da população paranaense. Este projeto do Sindafep conta com o apoio institucional da Assembléia Legislativa do Estado e outros órgãos.

GALERIA DE IMAGENS