Receita Estadual ajuda a recuperar caminhão e carga roubada 11/05/2018 - 11:50

Fiscalização

Auditores fiscais da Receita Estadual ajudaram a recuperar um veículo roubado durante uma operação de fiscalização no Posto da Polícia Rodoviária Federal, em São Luiz do Purunã. O caminhão transportava uma carga de carne, também produto de roubo, avaliada em R$ 200 mil, que havia sido levada do município de Marmeleiro, região sudoeste do Paraná. A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira (10).

De acordo com os auditores, a operação de controle, que tem por objetivo combater a sonegação do imposto sobre a circulação de mercadorias e sobre serviços de transporte interestadual e intermunicipal, o ICMS, ocorria normalmente quando, ao abordarem um veículo de carga, os fiscais da 1ª Delegacia Regional de Curitiba se depararam com o caminhão transportando aproximadamente 15 toneladas de carne, que transitava sentido Curitiba-Ponta Grossa. O fato acabou chamando a atenção dos fiscais, uma vez que o mais comum em situações semelhantes é a que a carne seja destinada ao mercado da capital paranaense.

Segundo Alexandre de Souza, delegado regional da Receita Estadual de Curitiba, não é comum a ocorrência de fatos desta natureza com a equipe da 1ª DRR. “A intuição dos Auditores Fiscais foi determinante para o desfecho do caso, pois o caminhão e seu trajeto chamaram a atenção durante a fiscalização. Essa ação foi decisiva para a recuperação dos produtos roubados.”, disse.

Na abordagem feita pela equipe da Receita Estadual, o motorista que conduzia o veículo apresentou nervosismo e afirmou que havia retirado a carga no estado de Santa Catarina e que a mercadoria não tinha nota fiscal. Porém, logo em seguida, após fazer algumas ligações, o suspeito mudou a versão e apresentou notas fiscais com origem na cidade de Marmeleiro com destino à Curitiba. Os fiscais perceberam então que poderia haver irregularidades e prosseguiram com as verificações.

Ao entrar em contato com a empresa que emitiu a nota fiscal, os servidores foram informados do roubo do caminhão e da carga de carne. Ao retornarem ao local, o motorista havia fugido. Tendo sido constatado o crime, a Receita Estadual entrou em contato com a Polícia Civil, que investiga o caso.