Fazenda busca padronizar processos para melhorar a aplicação dos recursos públicos 29/07/2024 - 17:40
A Secretaria da Fazenda reuniu nesta segunda-feira (29) os chefes dos Núcleos Fazendários Setoriais das Secretarias de Estado com o intuito de padronizar procedimentos financeiros, diminuir entraves orçamentários e melhorar a aplicação dos recursos nos órgãos para ampliar investimentos.
Na oportunidade, o secretário da pasta, Norberto Ortigara ressaltou a necessidade de evoluir e aperfeiçoar procedimentos para que seja possível aplicar recursos de uma melhor forma, evitando gastos desnecessários. “Buscamos medidas que garantam a sustentabilidade fiscal do estado e melhorem a capacidade de realizar investimentos futuros”.
O diretor-geral da pasta, Luiz Budal, enfatizou a importância de manter esforços para conter a elevação nas despesas. “O nosso principal desafio é de controlar o crescimento das despesas correntes e buscar a aplicação eficiente do recurso público”.
No encontro, a Contabilidade Geral do Estado repassou orientação de normas e manuais contábeis sobre o Siafic, o novo sistema estadual para execução orçamentária e financeira. Já a Diretoria de Orçamento apresentou um cronograma de capacitação para preenchimento de planilha com a proposta de despesa do projeto de Lei Orçamentária Anual 2025 que está em processo de elaboração. A capacitação acontecerá nesta semana ainda no prédio sede da Secretaria da Fazenda, em Curitiba.
SIAFIC – Iniciado em janeiro de 2024, o sistema é responsável pela execução financeira do Estado, integrando planejamento, orçamento, contabilidade e controle. Parte fundamental do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II), ele visa aumentar a eficiência na utilização dos recursos públicos. Centralizando diversos módulos e sistemas da administração pública, a plataforma oferece novas funcionalidades para avaliar o uso de verbas e incorporar certificação digital aos processos internos.
Participaram da reunião, a diretora de Contabilidade Geral do Estado, Giselle Carlotto, o diretor de Orçamento Estadual, Tadeu Cavalcante, o diretor adjunto do Tesouro Estadual, Pedro Brunelli e o assessor técnico responsável pela centralização dos Núcleos Fazendários, Pedro Américo.