Empresas ampliam comércio eletrônico e criam empregos 07/12/2017 - 09:30

O governador Beto Richa assinou nesta quarta-feira (6) protocolos de intenção com duas empresas que receberão incentivos do programa Paraná Competitivo. A Sport Bay e a Mercadomóveis ampliarão suas atividades de comércio eletrônico com investimentos totais de R$ 11,5 milhões, gerando 74 empregos diretos.

Os investimentos serão enquadrados na categoria de e-commerce do Paraná Competitivo. Para as empresas de comércio eletrônico instaladas no Paraná, que venderem a outros estados, existe a concessão de crédito presumido de ICMS em operações interestaduais tributadas que destinem mercadorias ao consumidor final.

Criado em 2011, o Paraná Competitivo foi ampliado em março deste ano para incluir novos segmentos, como e-commerce e comércio atacadista industrial. “O Estado vive o seu maior ciclo industrial, graças ao Paraná Competitivo. Ampliamos o programa para incluir o comércio eletrônico, que é o grande comércio atual, que só vem crescendo”, disse Richa. “Temos que estar sempre atualizados para que o Paraná não fique para trás”, afirmou.

O Estado, ressaltou o governador, trabalha ao lado de empresas que acreditam e investem no Paraná. “Sou um admirador das duas empresas pela capacidade empreendedora e pelo crescimento vertiginoso ao longo dos anos, gerando riquezas e muitas oportunidades de emprego aos paranaenses.”

COMPETITIVIDADE - O secretário de Estado da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, explicou que o governo reduziu a carga tributária das empresas de comércio eletrônico para ampliar a competitividade perante os outros estados. “O objetivo é transformar o Paraná no grande centro de e-commerce do Brasil, para criar emprego, renda e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse ele.

SPORT BAY – A Sport Bay iniciou suas atividades em 2014 e atua no ramo de e-commerce de peças e acessórios para motocicletas, capacetes, roupas e calçados para esporte e motociclistas. A empresa faz parte do Grupo Pró Tork, de Siqueira Campos, no Norte Pioneiro.

Segundo o diretor-presidente da Sport Bay, Marlon Bonilha, o grupo já conta com incentivo do Paraná Competitivo para a fábrica de Siqueira Campos, que agora se amplia para o comércio eletrônico. “É uma iniciativa importante do governo apoiar os e-commerce nativos do Estado, para que tenham mais competitividade no cenário nacional. As vendas online representam, hoje, 30% dos ativos de venda do comércio nacional”, afirmou.

Por meio dos incentivos concedidos pelo programa, o grupo fará investimentos no valor de R$ 6,1 milhões, que deverão possibilitar incremento nas vendas e a contratação de 59 trabalhadores. A empresa, que é a maior fabricante de capacetes do mundo, planeja construir um centro de distribuição em Curitiba voltado especificamente ao comércio eletrônico.

MERCADOMÓVEIS – Empresa paranaense do comércio varejista de móveis e de produtos eletroeletrônicos e de informática, a Mercadomóveis deve investir R$ 5,4 milhões no ramo de e-commerce, buscando diversificar os canais de vendas, ampliando sua atuação no território paranaense.

A empresa é de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e o apoio do programa possibilitará o incremento de vendas e a contratação de 15 novos colaboradores. A previsão do diretor executivo, Emílio Glinski, é ampliar em 30% as vendas na loja online, que hoje representa 10% do faturamento do grupo - de R$ 40 milhões ao mês. “Com este convênio, o governo nos dá a oportunidades de firmar raízes dentro do Paraná para competir de igual para igual com empresas de outros estados”, afirmou.

PARANÁ COMPETITIVO – O Paraná Competitivo é um dos principais programas para atração de empresas ao Estado e já contabiliza R$ 43 bilhões em investimentos. O número de empregos diretos gerados por meio dos incentivos concedidos é de cerca de 100 mil – passando de 400 mil se forem considerados os empregos indiretos.