Economista do Tesouro do Paraná integra comissão do Conselho Federal de Economia 24/03/2025 - 08:47

O diretor-adjunto do Tesouro do Estado do Paraná, o economista João Carlos Souza Marques, foi nomeado para integrar a Comissão de Política Econômica do Conselho Federal de Economia (Cofecon). A designação, oficializada na última sexta-feira (21), por meio da Portaria nº 7/2025, assinada pela presidente do Cofecon, Tania Cristina Teixeira, eleva a representatividade do Paraná no cenário econômico nacional.

A indicação de João Marques é um reconhecimento da expertise técnica da equipe da Secretaria da Fazenda do Paraná em âmbito nacional. Com uma trajetória sólida e reconhecida nas áreas de finanças públicas, desenvolvimento e planejamento estratégico, o economista paranaense traz para o debate nacional a valiosa experiência acumulada na gestão fiscal do Paraná e no Grupo de Gestores das Finanças Estaduais.

"Integrar o grupo de trabalho do Cofecon é uma oportunidade ímpar de contribuir com propostas que busquem aproximar a política econômica dos desafios reais enfrentados na gestão pública subnacional, sempre com um olhar atento à responsabilidade fiscal e um firme compromisso com o desenvolvimento sustentável do país", afirmou Marques.

A participação do corpo técnico da Secretaria da Fazenda do Paraná no Grupo de Trabalho de Política Econômica do Cofecon promete enriquecer as discussões e fortalecer a busca por soluções inovadoras e eficazes para os desafios econômicos do Brasil, trazendo a perspectiva e a experiência bem-sucedida da gestão fiscal do Paraná para o debate nacional.

O grupo de trabalho possui um papel crucial na consolidação do Cofecon como referência no debate econômico do país. Sua atuação abrange o apoio a estudos técnicos aprofundados e a contribuição ativa na formulação de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento nacional. Uma das responsabilidades de destaque do grupo é a proposição de um Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico, com foco em pilares como racionalização, equilíbrio fiscal e crescimento sustentável.

Cofecon - O Conselho Federal de Economia, criado pela Lei Federal nº 1.411/1951, detém um importante papel institucional, sendo reconhecido legalmente, em seu artigo 7º, como órgão consultivo do Governo Federal em questões relacionadas à economia profissional.