Economista da Secretaria da Fazenda do Paraná assume diretoria da instituição fiscal do Senado 08/07/2021 - 11:27

A assessora da Secretaria de Estado da Fazenda, Vilma da Conceição Pinto foi eleita nesta quarta-feira (07) pelo plenário do Senado Federal para exercer o cargo de diretora da Instituição Fiscal Independente (IFI), vinculada à Casa Legislativa, e se torna a primeira mulher negra a ocupar tal função.

Mestre em economia empresarial e finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com dissertação sobre avaliação e estimação do resultado fiscal estrutural sob a perspectiva de uma regra de política fiscal, Vilma, 31 anos, foi sabatinada nos últimos dias pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde apresentou o atual contexto econômico e social.

Criada em 2016, a Instituição Fiscal Independente do Senado busca ampliar a transparência nas contas públicas. A indicação foi feita pelo presidente da CAE, senador Otto Alencar.

Vilma deve deixar o cargo na Sefa nos próximos dias e como diretora pretende continuar o padrão de excelência e contribuir em alguns estudos especiais. “Com a minha experiência na área de finanças públicas pretendo colaborar com o padrão de excelência que hoje é reconhecido internacionalmente e auxiliar a instituição com estudos novos na área de contas públicas” comenta.

“Acho que nós mulheres sempre temos que priorizar o ensino e focar nas nossas competências. Temos potencial para crescer e para desenvolver trabalhos. Temos muitas mulheres com potencial com cargos importantes. Anos atrás não era assim. Então eu acho que estamos conseguindo espaço, conseguindo crescer e reduzir essa desigualdade que ainda é grande”, ressaltou a economista.

NO PARANÁ - Desde junho de 2020 a economista contribui com os trabalhos em contas públicas no Paraná. Antes de ser indicada ao cargo na instituição, Vilma estava sob o cargo de assessora na Secretaria da Fazenda do Paraná.

Segundo ela a indicação para vir atuar no Paraná surgiu logo após um primeiro contato com o secretário da Fazenda Renê Garcia Junior, em palestras e seminários nos quais participou ainda na Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo (FGV EESP). “Ainda em 2019 fui convidada para participar do Seminário Gestão Pública: Desafios e Oportunidades da Administração, promovido pela Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná em parceria com o Ministério Público do Paraná. Em maio de 2020 ele me ligou e me convidou pessoalmente para assessorar ele”, complementou a profissional.

O trabalho desenvolvido na Secretaria da Fazenda estava relacionado a demandas do secretário e incluía análises de conjuntura econômica, discussões sobre economia, escrever estudos específicos da área e até participar de grupos de trabalho do órgão. “Também ajudava aqui e ali, dando meus palpites quando me pediam opinião”, brincou Vilma.

Segundo o secretário da Fazenda, Renê de Oliveira Garcia Junior, “chamei a Vilma para trabalhar comigo pois sabia da competência dela. Aqui na Sefa ela foi uma referência em termos de finanças, pois sempre dominou a temática”.

“A economista Vilma da Conceição Pinto é um exemplo a ser seguido e representa que é possível chegar onde queremos, sendo capaz de superar as diversidades culturais e raciais impostas pela sociedade”, enalteceu Garcia Junior, reforçando ainda que isso é uma quebra de paradigmas cada vez maior e necessária, “pois ela é jovem e mulher negra num país onde as minorias ainda são vulneráveis e vivem em total desigualdade”, destacou.

Do esforço à qualificação profissional, veio a oportunidade

Nascida em Niterói (RJ), Vilma veio de família pobre. Não tinha nenhuma referência familiar de pessoas na área de economia ou com nível superior.  Ainda muito nova começou a fazer cursinhos comunitários onde conheceu pessoas e aos 16 anos, enquanto cursava o ensino médio, conseguiu um estágio numa auditoria em um shopping local.

Com isso, o assunto de economia começou a crescer em seus planos para o futuro.  Assistia a jornais na televisão e começou a pesquisar sobre tudo o que se relacionava com a área. Foi aí que decidiu prestar vestibular para o curso de economia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), onde se formou em 2014. “No ensino médio eu trabalhei estudei. A graduação, passei toda trabalhando em Call Center ou fazendo estágio”, disse Vilma.

Por meio do curso conseguiu estágio no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde ajudava a produzir indicadores de inflação. Do IBGE Vilma começou a estagiar com o economista Gabriel Leal de Barros no Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE) e ingressou na área de contas públicas. Mais tarde seria contratada pelo IBRE, como pesquisadora da área.  Lá ela participou de eventos institucionais, reuniões com o Banco Mundial e representava o Instituto em palestras e seminários, onde a partir daí com sua experiência profissional veio prestar assessoria técnica na Secretaria da Fazenda do Paraná.

CURRÍCULO - Vilma da Conceição Pinto é graduada em economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em economia empresarial e finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com dissertação sobre avaliação e estimação do resultado fiscal estrutural sob a perspectiva de uma regra de política fiscal.

Iniciou a carreira profissional no Instituto Brasileiro de Economia da FGV, onde trabalhou de 2014 a 2020. Neste período, foi responsável pelas projeções e análises de política fiscal e escrevia mensalmente artigos sobre conjuntura fiscal, no boletim macroeconômico do FGV-IBRE. Também escreveu dezenas de textos para discussão, notas técnicas e artigos relacionados às finanças públicas das três esferas da federação.