Contribuintes podem antecipar o pagamento do IPVA 2025 e aproveitar 6% de desconto à vista 23/01/2025 - 16:02

Com a prorrogação do calendário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025, os proprietários de veículos já podem emitir as guias de recolhimento (GR-PR) e aproveitar o desconto de 6% no pagamento à vista do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

A Secretaria da Fazenda e a Receita Estadual informam que o sistema para emissão das guias de recolhimento (GR-PR) já está normalizado. A orientação da pasta é para que os contribuintes não deixem para última hora para emitir a guia. Ou seja, proprietários de veículos com placa final 1 e 2, cujo vencimento ocorre nesta sexta-feira (24), podem emitir a guia e pagar o IPVA. Mesmo aqueles com o prazo final de pagamento mais adiante, como os veículos com placa final 9 e 0, que têm até quinta-feira (30), já podem realizar o pagamento antecipado e garantir o desconto.

As novas datas adiaram o calendário de pagamento em alguns dias, iniciando a partir de sexta-feira (24) para os veículos com placas terminadas em 1 e 2. Confira o novo cronograma:

Finais 1 e 2: 24/01/2025

Finais 3 e 4: 27/01/2025

Finais 5 e 6: 28/01/2025

Finais 7 e 8: 29/01/2025

Finais 9 e 0: 30/01/2025

MEIOS DE PAGAMENTO – Os contribuintes podem gerar os documentos de pagamento pelo Portal do IPVA, pelo Portal de Pagamentos de Tributos e pelo aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para Android e iOS.

Outra forma de pagar o IPVA 2025 é a partir das instituições bancárias conveniadas com o Governo do Paraná. Banco do Brasil, Sicoob, Bradesco, Itaú, Rendimento, Santander e Sicredi oferecem canais de pagamento dentro de seus aplicativos e internet banking.

A Receita Estadual e a Sefa reforçam, ainda, que os contribuintes redobrem os cuidados na hora de emitir as guias para evitar cair em golpes. A recomendação é que os proprietários de veículos acessem diretamente os canais oficiais e não cliquem em links enviados por email ou mensagens. Também é aconselhado evitar plataformas de buscas, já que muitos sites falsos se aproveitam de ferramentas de impulsionamento para aparecerem nos primeiros resultados. Ao acessar uma página, é preciso sempre garantir que ela termine com a extensão “.pr.gov.br”.

ISENÇÕES – Além das motocicletas, motonetas e ciclomotores de até 170 cilindradas, o IPVA 2025 ampliou a isenção para outras categorias, como a de veículos movidos 100% a hidrogênio. Também ficam dispensados os caminhões, ônibus e micro-ônibus  movidos exclusivamente a gás natural, inclusive biometano. 

SITES FALSOS – A Secretaria da Fazenda alerta os contribuintes sobre a presença de sites fraudulentos relacionados à cobrança do IPVA. A recomendação é gerar sempre as guias de pagamento através dos sites oficiais, identificáveis por endereços que terminam com a extensão “.pr.gov.br”, ou utilizar o app da Receita Estadual.