Contribuintes ganham rapidez nas respostas com novo portal de atendimento 06/10/2017 - 14:46

Com o objetivo de prestar auxílio de forma rápida e eficaz, facilitando cada vez mais a vida dos contribuintes que buscam informações, a Receita Estadual do Paraná acaba de lançar um novo Portal de Atendimento ao Cidadão. A página www.atendimento.fazenda.pr.gov.br foi reformulada e passa a contar com uma seção de perguntas e respostas com acesso aperfeiçoado por uma ferramenta de busca ao assunto pesquisado.

Além disso, pelo portal também é possível consultar protocolos, agendar atendimento aos serviços de ITCMD na agência da Receita de Curitiba, obter informações sobre endereço e horários de funcionamento da Receita Estadual em todo o Paraná, pesquisar telefones do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), dentre outras facilidades.

De acordo com Michele Frizzo Enriquez Dapieve, gestora do SAC da Receita Estadual, o foco passa a ser as perguntas frequentes e o cidadão poderá sanar sozinho suas dúvidas, economizando tempo, sem precisar telefonar para o SAC ou buscar atendimento presencial. Atualmente o serviço telefônico conta com uma média de 17 mil chamadas por mês.

A intenção é reduzir as ligações relacionadas a assuntos menos complexos, cujas respostas estão nas próprias perguntas frequentes. A expectativa da gestora é que o cidadão consiga esclarecer grande parte das dúvidas diretamente no portal e, quando a questão for mais complexa e seja necessária a ligação para o SAC, seja atendido com a maior brevidade possível

ROBÔS - Um dos destaques do portal é o uso de tecnologia para auxiliar o cidadão em suas buscas e consultas. No caso de questões envolvendo o IPVA ou o Programa Nota Paraná, robôs interagem com o usuário por meio de janelas de bate-papo. Esses programas são alimentados por uma base de informações e conseguem, de maneira rápida e eficiente, oferecer ao usuário um canal de atendimento mais adequado para responder sua dúvida. “Ele é programado para conversar com a pessoa. Em caso de perguntas mais específicas, fora do banco de dados, o usuário é encaminhado para outro canal de atendimento. Trata-se de uma ferramenta bastante utilizada e que colabora eficientemente nos atendimentos”, completa Michele.

Os usuários já podem acessar a nova plataforma no portal da Fazenda ou diretamente clicando aqui.