Balanço Cidadão reforça compromisso com a transparência e aproximação entre governo e sociedade 07/04/2025 - 15:57

A Escola Fazendária do Paraná (EFAZ), em parceria com a Diretoria de Contabilidade Geral do Estado, promoveu o evento de divulgação do Balanço Cidadão 2024, com um espaço dedicado ao aprofundamento do conhecimento sobre a gestão fiscal do Estado. Com o tema "Conectando Governo e Sociedade", a iniciativa reuniu autoridades e especialistas da área contábil para discutir a importância da clareza na aplicação dos recursos públicos.
O Balanço Geral do Estado mostra, de forma clara e organizada, como o governo estadual está administrando os recursos públicos. Ele reúne informações sobre tudo o que o Estado possui e deve, quanto arrecada e quanto gasta. Também apresenta demonstrativos importantes, como o balanço patrimonial, as receitas e despesas, o fluxo de caixa e o orçamento, além de explicações e indicadores que ajudam a entender a saúde financeira do governo.
O Secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, destacou os avanços no uso dessa tecnologia facilitada para tornar as informações mais acessíveis. “Estamos tornando os processos mais simples, não apenas no balanço orçamentário, mas em diversas áreas da Fazenda. Estamos utilizando os sistemas como ferramentas para facilitar e melhorar nossas rotinas, e este material é uma demonstração clara desse avanço.””, afirmou.
Um dos destaques da programação foi a palestra do Contador Geral da Secretaria de Economia de Goiás, Ricardo Rezende, que compartilhou a experiência do estado goiano na área contábil. “Precisamos de um balanço que permita à população compreender a complexidade dos elementos que são entregues ao setor público. São informações técnicas e altamente complexas, mas que precisam retornar aos contribuintes de maneira clara e direta”, pontuou.
A Diretora de Contabilidade Geral do Estado, Gisele Carloto, também reforçou o papel da contabilidade como elo entre o governo e os cidadãos. “2024 foi um ano muito desafiador com o Siafic, empenhos de contas e prazos rigorosos. Ainda assim, entregamos um balanço além do esperado, buscando aproximar a população do poder público. Queremos que as pessoas entendam como contribuíram e como esses recursos retornam em forma de investimentos”, explicou.
Estiveram presentes ainda o Diretor-Geral da SEFA, Luiz Paulo Budal, e a contadora do Departamento de Normatização Contábil, Samantha Belin, que apresentou de maneira clara como acessar o balanço orçamentário e os principais pontos destacados no material.