Sefa implanta Programa de Integridade e Compliance da CGE 14/12/2020 - 14:27

A Secretaria da Fazenda e a Controladoria-Geral do Estado iniciam esta semana a implantação do Programa de Integridade e Compliance na Sefa, com a etapa de Análise de Riscos.

A primeira fase consiste em um levantamento completo dos riscos aos quais a pasta está sujeita – como fatores e possibilidades de ocorrência de eventos que possam ter impacto no cumprimento dos objetivos do órgão em relação ao compliance.
 
Para isso, a CGE conta com a participação de todos os servidores da Fazenda, por meio de urnas colocadas no prédio central da Secretaria ou de formulários online disponíveis no site da CGE. Todas as colaborações são anônimas, com sigilo total sobre identidade do servidor e conteúdo dos formulários.

Serão também realizadas entrevistas com as equipes de cada departamento da Secretaria e da Receita Estadual – devido à pandemia, parte delas será online.

Após o período de coleta, os agentes de Compliance da CGE da Sefa farão a avaliação dos riscos organizacionais e proporão um Plano de Integridade – documento que contempla os riscos da organização, as medidas e preceitos de tratamento dos riscos identificados.  

“Contamos com a colaboração de todos os servidores, pois este trabalho será de suma importância para o trabalho de nossos agentes de Compliance, Controle Interno e Ouvidoria”, reforça o diretor-geral da Sefa, Eduardo Castro.

PROGRAMA – O Programa de Integridade e Compliance  do Paraná começou a ser implantando em maio de 2019 pela Controladoria-Geral do Estado com o objetivo de proteger a administração pública contra riscos de corrupção e fraudes e garantir a adequada prestação de serviços à sociedade, fim último da administração pública.   

A Sefa será o 14º órgão do Governo do Paraná a adotar o programa. A participação da Secretaria foi formalizada pelo secretário Renê Garcia Junior e pelo diretor-geral Eduardo Castro junto ao coordenador de Compliance da CGE, Murilo Almeida.