Novo portal da Sefa facilita a vida do cidadão 13/10/2020 - 11:17

 

A Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná lançou seu novo portal, desenvolvido em parceria com a Celepar. A novidade está na criação de um layout mais moderno e na estrutura de navegação simples, facilitando a localização das informações e permitindo aos usuários um acesso mais fácil. Dentre todos os órgãos da administração pública estadual, o site da Sefa tem o maior número de serviços integrados ao Paraná Inteligência Artificial (PIA): no total, são 125.

“O novo portal vem para modernizar e melhorar o acesso do contribuinte aos muitos serviços que são prestados no âmbito de Secretaria de Fazenda e da Receita Estadual. O portal tem uma apresentação muito mais moderna do que o anterior e isso vai facilitar a vida do contribuinte, do usuário do sistema e vai melhorar a qualidade dos serviços que são prestados pela Fazenda”, afirma o diretor-geral da Sefa, Eduardo Castro.

TRANSPARÊNCIA MÁXIMA - Umas das prioridades do novo portal foi a revisão e a transparência do seu conteúdo. Para a agente de Ouvidoria e Transparência, Clarice Kusma Baisan Fernandes, o site está mais organizado e transparente para auxiliar os visitantes a encontrar e entender o que precisam, tornando sua jornada mais intuitiva. “O novo portal é mais clean, acessível, intuitivo, ele realmente é um portal que vai trazer grande ganho para o cidadão. A gente melhora muito a questão de transparência, informações dos departamentos, áreas, canais de atendimento, visando também o melhor aproveitamento da Ouvidoria”, disse.

SERVIÇOS DIGITAIS - De acordo com o presidente da Celepar, Leandro Moura, o novo site foi pensado para proporcionar aos usuários uma forma mais fácil de conhecer os serviços de uma maneira digital. “Temos como missão desburocratizar serviços e facilitar a vida do cidadão paranaense. Com isso em mente, desenvolvemos o novo portal da Sefa em mais uma grande parceria, disponibilizando também mais de 100 serviços voltados à secretaria no PIÁ, unindo tecnologia, agilidade e também a preservação da saúde dos cidadãos, que terão acessos a estes serviços de forma digital sem a necessidade de deslocamento presencial”, afirmou.

  • Consulta ao cadastro do ICMS
  • Boletins informativos da Receita Estadual
  • Guia para pagamento do IPVA
  • Consulta ao Cadastro Informativo Estadual (Cadin)
  • Consulta à declaração do ITCMD
  • Certidões de débitos tributários e de dívida ativa estadual
  • Consulta e emissão de documentos fiscais eletrônicos
  • Formulários da Receita Estadual
  • Emissão de guias para pagamento
  • Declaração de Importação


 

Agendamento para atendimento presencial já está disponível

 

Um dos serviços oferecidos pelo portal site é o agendamento para atendimento presencial, que a Receita Estadual retomou nesta terça-feira (13/10).

O atendimento presencial, que havia sido suspenso devido à pandemia de Covid-19, acontecerá  das 13h30 às 17h nas Delegacias Regionais de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Umuarama, Cascavel e Pato Branco, além das Agências de Foz do Iguaçu, União da Vitória e Paranaguá. Apenas os contribuintes com horário agendado pelo site serão atendidos.

As demais repartições fiscais permanecerão, por ora, com expediente interno e sem atendimento presencial ao público – apenas online, pelos canais acima descritos ou também pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), nos telefones (41) 3200-5009 (Curitiba e Região) e 0800-041-1528 (demais localidades), no horário das 7h às 19h.

A retomada de atividades segue todas as medidas de prevenção e controle da Covid-19, dispostas na Resolução Sesa nº 632/2020,  com a obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento social tanto em espaços internos como externos e recursos para higienização das mãos em ambientes com maior circulação de pessoas.

Agendamento online para atendimento presencial

 

Fazenda é recordista em número de serviços oferecidos ao cidadão paranaense:

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