Governo do Paraná recebe aval da Secretaria do Tesouro Nacional para contratar empréstimos 11/05/2012 - 14:19


“Foi uma conquista da equipe da CAFE/SEFA”, resumiu o secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, assim que soube que a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) reconheceu os ajustes contratuais pelo qual o governo do estado quitará débitos em atraso com a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e habilita o Paraná a fazer empréstimos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Mundial (Bird) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e outros organismos financeiros.


O primeiro contrato, de R$ 158 milhões, a ser formalizado em breve com o BNDES, será liberado em 3 parcelas anuais, até 2014, para investimentos em setores estratégicos do estado, como a segurança pública.



O reconhecimento da regularização do crédito entre o governo paranaense e a

Copel, que incluiu o alongamento do prazo de pagamento da dívida, foi anunciado no final da semana passada. As pendências remontavam ao governo anterior (2005), que deixou de pagar a dívida que tinha com a companhia. Técnicos da Secretaria de Estado da Fazenda participaram ativamente das negociações e cumprimento das formalidades junto à STN para a solução da pendência.


Hauly argumentou que “a nossa administração financeira tem zelado pela responsabilidade fiscal. A tal ponto que o esforço em ajustar as finanças estaduais foi reconhecido pelo Tesouro Nacional, cuja missão oficial estará neste mês em Curitiba. Com isso podemos tomar empréstimos para realizar obras e serviços no Paraná”.