G7 reconhece esforço do governo no atendimento do setor produtivo 24/07/2015 - 11:50

Integrantes do G7, grupo formado pelas sete principais entidades representativas do setor produtivo do Paraná, enviaram correspondência de agradecimento ao governador Beto Richa e ao secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, “pelo esforço e atendimento de alguns pleitos” das instituições. 

O G7 é formado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Associação Comercial do Paraná (ACP) e Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap).

Os líderes do setor produtivo paranaense citaram os decretos 1790/2015 e 1817/2015, publicados nos diários oficiais nos dias 6 e 7 de julho, respectivamente. “O governo do Estado do Paraná mostrou-se solícito em discutir a questão”, escreveram na carta. De acordo com o governador Beto Richa, “a manutenção dos benefícios representa um esforço adicional do governo para minimizar o impacto da crise econômica.” 

Os decretos mencionados na correspondência tratam da manutenção de benefícios fiscais relativos ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que, em especial, é devido nas importações promovidas pelas indústrias instaladas no Estado por meio dos aeroportos e dos portos de Paranaguá e Antonina. A medida é válida para aquisição de matéria-prima, material intermediário ou secundário, inclusive de embalagem, para uso no processo produtivo. 

“Apesar da situação difícil pela qual passa o governo, foram mantidos todos os incentivos fiscais concedidos às indústrias aqui instaladas”, disse o secretário da Fazenda. 

O ofício foi assinado por Edson Luiz Campagnolo, coordenador do G7 e presidente da Fiep; Darci Piana, presidente da Fecomércio; João Paulo Koslovski, presidente da Fecoopar; Antonio Miguel Espolador Neto, presidente da ACP; Ágide Meneguette, presidente da Faep; Guido Bresolin Jr., presidente da Faciap; e Sérgio Malucelli, presidente da Fetranspar.