Boletim reforça desafios econômicos para 2021 06/01/2021 - 12:21

A edição de dezembro Boletim Econômico da Secretaria da Fazenda destaca os desafios que o Paraná, assim como todos os demais entes federados, enfrentará em 2021. O documento traça um panorama econômico do país e do estado e mapeia os principais riscos fiscais orçamentários.

O documento volta a ser publicado depois de nove meses. Neste período, a Sefa e a Secretaria de Planejamento e Projetos Estruturantes se concentraram na elaboração de outro documento, o Boletim Impactos da Covid19 – antes semanal e, atualmente, mensal. São estudos complementares.

A análise revela evidências de que a situação vivida em 2020 deve afetar também o cenário para este ano. A atividade econômica brasileira deve fechar 2020 com recuo de 4,4% ante 2019. Já em 2021, espera-se um crescimento de 3,8%, porém com viés de baixa, de acordo com as mais recentes projeções do Banco Central do Brasil.

Desta forma, a previsão de crescimento econômico para 2021 não repõe as perdas ocorridas no ano passado e isso reflete diretamente nas receitas do estado: conforme exposto graficamente no documento, a curva da arrecadação de ICMS no Paraná tem forte correlação com o PIB nacional. “Assim, é preciso prudência na gestão dos escassos recursos públicos para se evitar um colapso da máquina pública, tal como ocorreu com tantos entes federativos antes mesmo da pandemia da Covid-19”, ressalta o estudo.

Entre janeiro e novembro de 2020, a arrecadação do ICMS no Paraná acumula perda real de R$ 1,2 bilhão, ante mesmo período de 2019. A atual expectativa para a arrecadação de 2021 (prevista na LOA, de R$ 30 bilhões) está abaixo da estimativa feita na LDO 2021 (R$ 33,6 bi).

CONFIRA AQUI A ÍNTEGRA DO ESTUDO