Prêmio destacará os melhores programas de gestão pública de municípios do Paraná 06/05/2013 - 17:20

"Educação: uma necessidade, uma certeza” é o tema do I Prêmio Gestor Público Paraná, que será lançado nesta terça-feira (07), às 17 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná. O objetivo do concurso é reconhecer e premiar os gestores municipais do Estado que desenvolvam práticas e projetos de administração pública que estimulem o crescimento socioeconômico das cidades.

Segundo o secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, o prêmio, instituído pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), promove, por meio de ações acertadas das administrações públicas, o desenvolvimento dos municípios e, consequentemente, do Estado.

“A instituição do prêmio, por si só, já representa uma conquista muito grande do Sindafep, que conta com a parceria da Secretaria da Fazenda, porque visa promover a premiar as melhores práticas e ações das gestões dos municípios paranaenses”, disse o secretário.

O presidente do Sindafep, Agenor Carvalho Dias, acrescentou que o reconhecimento das “boas práticas administrativas levarão mais e mais prefeituras a aprimorar os seus planejamentos e, com isso, a obter mais benefícios aos cidadãos”.

O presidente do Sindafep explicou ainda que, para aos auditores da Receita Estadual, o Prêmio Gestor Público possibilita um maior envolvimento sociopolítico em sua atuação. “Ao partilhar o seu conhecimento técnico no acompanhamento dos projetos que os gestores inscreverão no concurso, o auditor estará agindo em benefício do desenvolvimento da sociedade”, completou.

Para o Diretor Geral da SEFA, Clovis Rogge, "o Sindafep, em mais uma atividade pioneira, engrandece a classe fiscal do Paraná ao desenvolver ações que transcendem o viés corporativo da reivindicação e que trazem benefícios concretos para a cidadania paranaense".

PARA TODOS – Dias adiantou que todos os municípios paranaenses poderão inscrever até cinco projetos, em execução neste ano, que incentivem a criação e melhoria de políticas públicas voltadas à gestão da educação infantil e fundamental, em conformidade com o Portaria 42/99 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Os três melhores trabalhos, a serem escolhidos por uma comissão julgadora, receberão diplomas e troféus. A inscrição será feita pela Internet. O Presidente do Sindafep informou que o cronograma, envolvendo as etapas de inscrições, seleção, julgamento e entrega dos prêmios, será divulgada com o lançamento do concurso, nesta terça-feira.

O evento é promovido pelo Sindafep em parceria com a SEFA, Agência Fomento do Paraná, Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), a Associação Paranaense de Imprensa (API), a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCEPR) e a Alep.

A realização do evento no Paraná também é resultado de convênio com o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul (Sindifisco-RS), detentor da marca, que promove o concurso há mais de dez anos no Rio Grande do Sul.