Quem é quem
Conheça os gestores da Secretaria da Fazenda e da Receita Estadual:
Norberto Anacleto Ortigara
Natural de Seberi (RS), Norberto Anacleto Ortigara atuava como secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná.
Sua jornada começou com a formação técnica em agropecuária no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria. Posteriormente, foi aprovado em concurso público na ACARPA, hoje conhecida como EMATER-PR. Optou então por cursar Economia na Universidade Federal do Paraná, onde ingressou em 1974 e se graduou em 1977. Além disso, possui pós-graduações em Economia Rural e Gestão Pública em Segurança Alimentar.
Ao longo dos anos, Ortigara ocupou diversas posições na Secretaria da Agricultura do Paraná. Iniciou sua trajetória em março de 1978 e desempenhou papéis como analista do mercado agrícola, chefe da Divisão de Conjuntura Agropecuária, diretor do Departamento de Economia Rural (DERAL) em duas ocasiões (de 1989 a 1994 e de 1995 a 1998), e diretor-geral da Secretaria da Agricultura, de 1999 a 2002. Foi superintendente na Secretaria Municipal do Abastecimento de Curitiba entre 2005 e 2006 e depois secretário municipal até 2010. Em 2011 se tornou secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento onde permaneceu até abril de 2024. Atualmente é secretário de Estado da Fazenda do Paraná.
Marcos Tadeu Cavalcante da Silva
Graduado em Ciência Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui MBA em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas Rio de Janeiro (FGV). É mestre em Engenharia de Produção, orientado para desenvolvimento de projetos, produtos e processos na área de gestão e inovação pela COPPE/UFRJ. Pertence à carreira de Analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro desde 2011. Já exerceu variados cargos no governo estadual como Coordenador Financeiro da Secretaria de Estado de Saúde, Assessor-Chefe de Planejamento e Gestão e Subsecretário de Gestão Administrativa da Secretaria de Estado de Educação. Atuou na Subsecretaria do Tesouro do Estado do Rio de Janeiro desde 2021, admitido inicialmente como Assessor, se tornou Superintendente de Gestão das Obrigações em 2022, antes de chegar à SEFA PR em julho de 2024.
Carin Caroline Deda Malhadas
Mestre em Gestão Urbana, na linha de pesquisa em Políticas Públicas, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR); graduada em Ciências Econômicas, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui experiência de pesquisa acadêmica e de prática profissional nas áreas de macroeconomia e finanças públicas. É economista na Secretaria de Estado da Fazenda do Governo do Paraná, onde já exerceu os cargos de Chefe de Departamento nas Diretorias de Orçamento e do Tesouro Estadual. Atuou como Assessora Especial de Economia na Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento do Município de Curitiba/PR. Também é pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Ciência da Política (CIdaPOL). Atualmente, enquanto Diretora do Tesouro Estadual, representa o Estado do Paraná no Grupo de Gestores das Finanças Estaduais- GEFIN, além de compor o Grupo de Trabalho de Finanças do Consórcio de Integração Sul e Sudeste - COSUD.
Gisele de Carvalho Carloto Rodrigues
Gisele é formada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Paraná - Unespar-Fecea. Tem pós-graduação em Contabilidade Gerencial, Controladoria e Auditoria, e em Gestão Pública pela UEPG. É servidora estadual desde 2013 como Agente Fazendária Contadora. Foi contadora no Município de Cambira - e Contadora da Autarquia Municipal de saúde e Autarquia Municipal de Educação de Cambira.
Cintia Cristina Moro
Cintia Cristina Moro é graduada em Administração de Empresas com especialização em Comércio Exterior pela Universidade Tuiuti do Paraná. Ao longo de sua carreira, destacou-se como especialista na área trabalhista, desempenhando o papel de Perita em Cálculos Trabalhistas para a Justiça do Trabalho. Atualmente está cursando Pós-graduação em Administração Pública na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sua carreira profissional é marcada por uma experiência sólida e diversificada na iniciativa privada, com foco nas áreas Administrativa e Contábil, onde atuou de maneira consistente e destacada ao longo do período de 1994 a 2019. Em 2020, ingressou no Serviço Público.
Rosangela de Souza Mem
Especialista em Gestão Pública pela UNINTER, graduada pela Universidade Federal do Paraná, 1994, cursando Bacharel em Administração em Gestão Pública pela UNINTER. Servidora pública do Governo do Estado do Paraná há trinta e cinco anos. Atuou como apoio em Recursos Humanos na AGAI/REPR de 1988 a 2004. Atuou como técnica em Recursos Humanos na Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania – 2005 – 2007, e Assistente de Recursos Humanos, 2011 a 2014. Atuou como técnica de orçamento na Secretaria de Estado do Planejamento - 2008 a 2010. Foi chefe da Divisão de Administração Financeira da Diretoria do Tesouro Estadual. Foi chefe da Divisão de Cadastro de Recursos Humanos na Secretaria de Estado da Administração – 2021 – 2022.
Luciana Carin Scheidt
Graduada em Ciências Contábeis pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná. Servidora pública há vinte e nove anos e Agente Fazendária desde 2000. Sempre vinculada à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), atuou como assistente técnica do Grupo Orçamentário e Financeiro Setorial (GOFS) da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia no período de 2000 a 2003 e da Secretaria de Estado do Turismo de 2003 a outubro de 2011. Designada a responder como chefe do GOFS e contadora da Secretaria de Estado do Turismo de outubro de 2011 até sua extinção em setembro de 2013, passando a responder pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no período de 2013 a setembro de 2015. Iniciou em outubro de 2015 sua atuação como chefe do GOFS e contadora da Sefa.
Adriano Rolfh Sieg
Graduado Direito pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais e advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná. Policial Militar Rodoviário de 1997 a 2010, Advogado Dativo desde 2010, Assessor Jurídico na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná de 2019 a 2021, técnico em compliance na Controladoria Geral do Estado do Paraná de 2021 a 2023.
Gabriel Henrique Vilar dos Santos
Charles de Pinho
Agente de Controle Interno, Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Integrada Camões. Nomeado através do ato de Designação, Resolução Conjunta CGE/SEFA nº 02 - 04 de Janeiro de 2024, designado na função de Agente de Controle Interno junto à Secretaria de Estado da Fazenda, a partir de 15 de janeiro de 2024. Publicado no Diário Oficial do Estado, Edição 11573, de 08 de janeiro de 2024.
Sandra Regina Miguel
Especialista em Gestão de Assuntos Públicos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Marketing pela Universidade Federal do Paraná e em Planejamento e Orçamento Público pela AVM Faculdade Integrada. Graduada em Administração pela Faculdade de Ciências Humanas de Ivaiporã e concluiu o curso técnico em Contabilidade. Servidora pública desde 2008, atuou por 12 anos na área de Orçamento Público, desenvolvendo tais atividades por 8 anos na Secretaria de Estado da Saúde.
Luiz Geraldo Mazza Neto
Graduado em Comunicação Social, habilitação - Jornalismo pelo Centro Universitário Uninter, em 2015. Atuou de 2014 a 2021 como Assessor de Imprensa na Secretaria de Estado da Justiça, com o objetivo de divulgar as ações dos departamentos e órgãos (Assistência Social, Conselhos de Direitos, Procon-PR, Trabalho, Direitos Humanos/Cidadania e Atendimento Socioeducativo).
Jorge Luiz Silva de Souza
Graduado em Administração pela UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio, é um profissional com vasta experiência em empresas nacionais e multinacionais, sempre em áreas estratégicas: Finanças, Controle, Produtos e Negócios. Atuou por 10 anos no mercado segurador nas áreas de Compliance, Operações e Produtos, e antes de ingressar no Estado foi Consultor de Negócios e Finanças para pequenas e médias empresas, gerenciando transformação digital e melhoria na gestão de processos internos.
Suzane Aparecida Gambetta Dobjenski
Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE), com especialização em Auditoria Integral pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Administração Tributária pela Escola de Administração Fazendária (ESAF).
Auditora Fiscal desde 1995, onde exerceu os cargos de Gerente do Setor de Dívida Ativa, Inspetora Geral de Arrecadação e Delegada da 1ª Delegacia Regional em Curitiba.
Davidson Benjamim Lessa Mendes
Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná desde 2014, com formação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e Direito pelo Unicuritiba – Centro Universitário Curitiba (2019). Mestrando em Economia pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente, exerce o cargo de Diretor Adjunto da Receita Estadual do Paraná, responsável pelo planejamento e gestão de medidas para o cumprimento da legislação tributária, combate à sonegação fiscal e desenvolvimento de políticas tributárias, e também atua como Representante Fiscal no Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais - CCRF/PR, órgão colegiado judicante da Secretaria de Estado da Fazenda. Anteriormente, ocupou cargos como Assessor do Gabinete da Procuradoria-Geral do Estado e representante do Paraná no Grupo de Trabalho de Reforma Tributária da Comissão Técnica permanente do ICMS - COTEPE/CONFAZ.
Ademir Furlanetto
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Administração Tributária pela Escola Superior de Administração Fazendária e em Economia pela Universidade Federal do Paraná. É Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná (REPR) há trinta e oito anos, onde exerceu os cargos de Inspetor Regional e Inspetor Geral de Tributação, e de chefe dos Setores Consultivo, Normativo, de Processo de Natureza Tributária e de Processo Administrativo Fiscal, na área de tributação. É conselheiro no Instituto de Direito Tributário do Paraná (IDT/PR). É membro do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais (CCRF) há trinta e três anos, onde exerceu as funções de Conselheiro suplente, Conselheiro titular, Representante fiscal, Secretário e Presidente. Atualmente também é Presidente do CCRF.
Thiago Boaventura Grandchamp Serafim
Graduado em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde 2014, atua como Auditor Fiscal, com experiência no Setor de Combustíveis (SECOM) e na Assessoria da Inspetoria Geral de Arrecadação (IGA).
Alexandre de Souza
Graduado em Administração de Empresas (FIO/SP) com especialização em Auditoria Integral (UFPR), Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná desde 1995, exercendo os cargos de (i) Chefe de Agências de Delegacias Regionais (1996-2002); (ii) Inspetor Regional de Fiscalização (2003-2007); (iii) Assessor de Resultados/Gabinete do Delegado (2007-2010); (iv) Chefe de Setor do IPVA (2012-2015) e Assessor de Gabinete (2019), na Inspetoria Geral de Arrecadação; (v) Delegado Regional de Curitiba e Região Metropolitana (2015-2019); (vi) Inspetor Geral de Fiscalização (2019-2020); (vii) Corregedor ad hoc (2021-2024).
Agnaldo Hermínio de Carvalho Dias
Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pelo CEFET-PR, com especialização em Direito Tributário Contemporâneo pela Faculdade de Direito de Curitiba. É Auditor Fiscal da Receita Estadual desde 1994, tendo exercido funções de assessoria e de chefia nas áreas de Tecnologia da Informação e de Fiscalização, no âmbito da Administração Central da Receita Estadual
Yukiharu Hamada
Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo e especialista em Auditoria Integral pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná há vinte e seis anos. Na Receita Estadual, exerceu os cargos de Chefe da Agência da Receita Estadual em Colombo e Araucária, Assessor de Resultados na Delegacia Regional da Receita em Guarapuava, Corregedor e Chefe, há mais de dez anos, da Assessoria e Gerência do Simples Nacional. Foi também membro titular na Secretaria Executiva do Comitê Gestor do Simples Nacional, no período de 2015 a 2019.
David Saraiva Farias Fernandes
Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Computação pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Engenharia Elétrica na área de Sistemas Digitais pela Universidade de São Paulo (USP). É Auditor Fiscal do Estado do Paraná há seis anos, com passagens pela Assessoria e Gerência de Tecnologia de Informação e desde 2014 atua na área de Data & Analytics.
Audrey Oliveti Grubba
Graduada em Administração com habilitação em Comércio Exterior pelas Faculdades Positivo e em Direito pela Universidade Tuiuti do PR. Pós graduada em Comércio Exterior - FAE-Curitiba. Pós graduada em Direito Tributário pela Pontificia Universidade Católica do PR e em Ciência Política na Faculdade Espírita do PR. Auditora Fiscal desde 1994, atua como Delegada Regional de Ponta Grossa desde 01/2019. Exerceu atividades nas Delegacias da Receita de União da Vitória e Curitiba e funções de Apoio Técnico nos Setores de Regimes Especiais e de Comércio Exterior da Inspetoria Geral de Fiscalização. Atuou no CENPRE (atual Escola Fazendária do Paraná) e nas Inspetorias Regionais de Fiscalização da 1ª Delegacia da Receita de Curitiba e da 2ª Delegacia da Receita da Região Metropolitana de Curitiba.
Marcio Luis Trentin
Bacharel em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Iniciou sua jornada profissional como analista de sistemas e gerente de projetos de Tecnologia da Informação na Companhia Paranaense de Energia (COPEL), onde atuou por 8 anos. Posteriormente, trabalhou por 4 anos na área de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Desde 2014, atua como Auditor Fiscal na Secretaria da Fazenda e Receita Estadual do Paraná. Foi o Gerente do Projeto de Implantação do Programa Nota Paraná no Estado e, entre 2016 e 2019, foi Gestor da Área de Tecnologia da Informação da Secretaria da Fazenda e da Receita Estadual do Paraná. Entre 2023 e 2024, ocupou o cargo de Inspetor Regional de Arrecadação da 3ª Delegacia da Receita Estadual de Ponta Grossa. Possui pós-graduação em Administração com especialização em Gestão de Projetos pela FAE Business School e certificações em Gestão de Projetos pela International Project Management Association (IPMA) e pelo Project Management Institute (PMI), onde obteve o título de Project Management Professional (PMP) entre 2011 e 2020.
Geraldo Elias Limberger
...
Célio Ricardo Mainardes
Ivan Carlos de Oliveira
Bacharel em Administração pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana. Atuo na iniciativa privada na área de Tecnologia da Informação por mais de vinte anos. Ingressou no serviço público em 2007 na Universidade Tecnológica do Paraná como Administrador. A carreira na administração tributária teve início como Auditor Fiscal do Prefeitura do Município de Londrina, exercida de 2007 a 2016. É Auditor Fiscal da REPR desde 2016, respondeu pela Inspetoria Regional de Tributação da 08ªDRR de 2019 a 2024.
José Edilson Pacagnelli
Auditor Fiscal desde 21/12/1994, graduado nos cursos de Geografia e Direito, com especialização em Direito Civil e Direito Processual Civil, tendo exercido os cargos de Inspetor Regional de Fiscalização, Inspetor Regional de Tributação, Assessor de Resultado e Delegado Regional da Receita na 3ª DRR - Ponta Grossa e Delegado Regional da Receita na 13ª DRR - Cascavel.
Osni Vito
Graduado em Contabilidade e Direito pela Universidade Paranaense (Unipar) e especialista em Auditoria Integral pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná há vinte e cinco anos. Na 11ª Delegacia Regional exerceu os cargos de Inspetor Regional de Fiscalização e Inspetor Regional de Arrecadação.
James Vanin de Andrade
Mestre em Administração Pública pela UTF-PR, MBA em Gestão Internacional de Negócios pela FGV e graduado em Engenharia Elétrica pelo CEFET-PR. Auditor Fiscal desde 2014 e no período entre 1985 e 2000, tendo exercido diversas funções de chefia na área da Tecnologia da Informação e Gestão, e em Delegacias. Presidiu a Rede Nacional de Painéis Eletrônicos e desempenhou várias atividades na iniciativa privada.
José Antonio Sarturi
Auditor Fiscal da Receita Estadual desde 1996. Graduado em Filosofia pelas Faculdades Integradas de Palmas-Pr; Técnico em Contabilidade pelo Colégio José de Anchieta de Pato Branco - Pr.. Funcionário do Banco do Estado do Paraná de 1988 a 1996. Cargos e funções exercidas na Receita Estadual: Chefe de Agências da Receita Estadual por 16 anos (2000 a 2015 - Palmas e Pato Branco); Inspetor Regional de Arrecadação, de 2015 a 2018 (Acumulando com o cargo de Assessor); Delegado da Receita, de maio/2018 a Janeiro/2019; Assessor operacional da Receita, de janeiro de 2019 a fevereiro de 2024.
Hélio Issamu Sato
Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Administração e Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - Campus de Paranavaí (antiga Fafipa) e especialista em Direito Tributário pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná desde 1985.
Marcelo Miranda Chevalier
Graduado em Educação Física, técnico em contabilidade e técnico em informática. É Auditor fiscal desde 1994, exercendo os cargos de Assessor de Informática, Assessor técnico da Inspetoria Geral de Fiscalização, Assessor da Delegacia de Contribuintes Localizados em Outros Estados (DCOE) e Delegado da DCOE. É representante do Estado do Paraná junto ao GT 34 - Substituição Tributária do CONFAZ desde 2002.