III Semana Paranaense da Transparência Fazendária

SEMANA TRANSPARÊNCIA

 

Bem-vindo e bem-vinda à III Semana Paranaense da Transparência Fazendária

Celebrando o mês Dezembro Transparente, conforme estabelecido pela Lei Estadual 20.663 - 19 de agosto de 2021, convidamos você para duas manhãs de palestras que visam fortalecer uma cultura de transparência, prevenção e combate à corrupção em nosso estado. 

Junte-se a especialistas nestes encontros vitais, marcados para 6 e 8 de dezembro, e participe ativamente do diálogo sobre como podemos construir juntos uma sociedade mais transparente e ética. Sua presença é essencial para fortalecermos os laços entre sociedade e instituições públicas. 

O evento será gratuito e online, transmitido pelo canal do YouTube da EFAZ|PR

Venha fazer parte desta iniciativa transformadora. Esperamos por você para construirmos juntos um futuro mais transparente e responsável para o Paraná! 

Inscrições

 

➡️Clique aqui para fazer a sua inscrição.

Haverá emissão de certificado mediante assinatura da lista de presenças. 

 

Programação

Quarta-feira

 Os desafios das estratégias digitais na Transparência Fazendária e Educação Fiscal 

9h - Abertura Oficial do Evento  

9h30  - “Transparência e sociedade” - Danielle Bello (Coordenadora de Advocacy e Pesquisa na Open Knowledge Brasil) 

10h30 - PAINEL: Estratégias digitais para a Ouvidoria, Transparência e Educação Fiscal 

➡️“Gamificação, controle social e função social do tributo: aproximando Educação Fiscal e Transparência” - Victor Cayres (Consultor para desenvolvimento de estratégia de Educação Fiscal e Transparência pela EFAZ/SEFA-PR.) 

➡️“Cidadania 360° - Educação fiscal, transparência e participação popular” - Rejane Vaz de Abreu (Subcontroladora de Transparência e Controle Social e de presidente da Comissão de Ética da Controladoria-Geral do Distrito Federal) 

➡️"Educação Fiscal: arte, gamificação e cidadania ativa” - Cícero Roberto de Melo (Coordenador do Programa e do Grupo de Educação Fiscal do Distrito Federal)

 

Sexta-feira

Políticas e estratégias digitais nos processos de Ouvidoria, Transparência e Controle Social Fazendários 

9h – 10h30 

PAINEL: “A missão de transformar a Ouvidoria em ferramenta de Gestão” 

➡️"A estrutura jurídica da Ouvidoria na Constituição Federal e nas peças orçamentárias da União" - Leonardo Sá dos Santos (Auditor Fiscal da Receita do Distrito Federal)

➡️“Desenvolvimento tecnológico na melhoria da gestão das Ouvidorias Setoriais” - Yohann Garcia de Souza (Ouvidor-Geral do Estado do Paraná) 

➡️“Desenvolvimento de metodologia digital nos processos e procedimentos da Ouvidoria Fazendária” -  Clarice Kusma Baisan Fernandes (Ouvidora e Agente de Transparência da Secretaria da Fazenda) 

➡️Mapeamento e Automação de processos de negócio como ferramenta de gestão - Rafael Hammerschidt Estrugala (Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná e responsável pelo Escritório de Processos na Assessoria de Modernização Fazendária da Secretaria da Fazenda do Paraná) 

 

10h30 

PAINEL: “LGPD X LAI – A complexidade da conciliação da Transparência e da Proteção de Dados”  

➡️“Transparência do Paraná e o selo Diamante da Atricon” - Matheus Klaus Portes Gruber (Coordenador de Transparência e Controle Social da Controladoria Geral do Estado do Paraná) 

➡️“LAI X LGPD – A relação entre as leis” - Natália Blum de Aguiar (Procuradora-Geral do Município de Palmeira-PR) 

➡️“Portal da Transparência do Estado: Cenário atual e perspectivas futuras” - Carolina Ferreira Falcão de Castro (Assessora da Coordenadoria de Transparência e Controle Social da Controladoria Geral do Estado do Paraná)

➡️“Da extração à exposição: Empregando ferramentas de TI para aprimorar a Transparência Governamental e Proteção de Dados” - Ricardo Bortolo Vieira (Consultor em gerenciamento de projetos na Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná) 

 

Palestrantes

 

Carolina Ferreira Falcão de Castro

Assessora da Coordenadoria de Transparência e Controle Social da Controladoria Geral do Estado do Paraná 

Graduada em Farmácia, servidora pública efetiva da Controladoria Geral do Estado do Paraná desde 2019, exercendo as atividades de assessora da Coordenadoria de Transparência e Controle Social e de presidente da Comissão Mista de Reavaliação de Informações (CMRI). 

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Coordenador do Programa e do Grupo de Educação Fiscal do Distrito Federal, Chefe da Assessoria de Educação Fiscal da Secretaria Executiva de Fazenda da Secretaria de Estado de Fazenda do Distrito Federal e Coordenador do GT 66 de Educação Fiscal do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), Ministério da Fazenda. 

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Ouvidora e Agente de Transparência da Secretaria da Fazenda 

Especialista em Gestão de Assuntos Públicos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), pós-graduanda em Mediação de Conflitos pelo Centro de Mediadores e graduada em Administração pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (FESP). É servidora pública desde 1979 e professora de Finanças Públicas e Orçamento em cursos de pós-graduação. Exerceu a função de técnica em orçamento público por 12 anos e de agente de informação por sete anos, sendo responsável pela transparência, controle social e acesso às informações fazendárias. Atualmente, além de ouvidora e agente de transparência da SEFA, é gestora do Projeto Ampliação das Ferramentas de Comunicação com a Sociedade do Profisco II-PR. Na Rede de Controle da Gestão Pública do Paraná, é integrante do Colegiado, desde 2017, e da Comissão Permanente de Acesso e Intercâmbio de Informações, desde 2015, sendo coordenadora da comissão no biênio 2017/18. Ainda é membro da Comissão Permanente de Prevenção e Controle Social. Em 2021 recebeu da Controladoria Geral do Estado, dois prêmios de destaque como Agente de Ouvidoria e Agente de Transparência, da Administração Direta do Poder Executivo do Paraná. 

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Coordenadora de Advocacy e Pesquisa na Open Knowledge Brasil 

Mestranda em Administração Pública e Governo (FGV EAESP), especialista em Gestão Pública (Insper) e bacharela em Políticas Públicas e em Ciências e Humanidades (UFABC). Desde 2016, atua profissionalmente com políticas públicas, tendo experiência no governo e no terceiro setor, em especial nas áreas de governo aberto e educação, e passagens pela Prefeitura de São Paulo e pelo Governo do Estado de São Paulo. Atualmente coordena o programa de Advocacy e Pesquisa da Open Knowledge Brasil, onde é responsável por iniciativas que buscam fortalecer a transparência pública, a abertura de dados e governos e a governança democrática. 

Leonardo de Sá

Auditor Fiscal da Receita do Distrito Federal

Mestrado em Direito Tributário pela Universidade Católica de Brasília.
Pós-graduação em Auditoria e Perícia Contábil no Centro Universitário Euroamericano.
Graduação em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia.

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Coordenador de Transparência e Controle Social da Controladoria Geral do Estado do Paraná 

Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Na Rede de Controle da Gestão Pública do Estado do Paraná, integra a Comissão Permanente de Prevenção e Controle Social. 

Natália Blum de Aguiar

Procuradora-Geral do Município de Palmeira/PR

Formada pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.
Pós-graduada em Direito Financeiro e Orçamento Público.
Pós-graduada em LGPD pela instituição LFG.
Atuou como assessora jurídica no Governo do Estado de Minas Gerais.

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Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná e responsável pelo Escritório de Processos na Assessoria de Modernização Fazendária da Secretaria da Fazenda do Paraná 

Especialista em Gestão de Mercado de Capitais pela FAE Curitiba e graduado em Tecnologia em Química Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTF-PR). Em 2010 iniciou no Serviço Público como Técnico Judiciário pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Auditor Fiscal da Receita Estadual desde

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Subcontroladora de Transparência e Controle Social e de presidente da Comissão de Ética da Controladoria-Geral do Distrito Federal 

Psicóloga, especialista em gestão pública, Analista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 1994, atuou durante 8 anos na Ouvidoria-Geral do Distrito Federal e trabalha na área de transparência desde a sua criação, em 2011. Em 2015, passou a coordenar a gestão do Portal da Transparência e o monitoramento da aplicação da Lei de Acesso à Informação e da política distrital de Dados Abertos. 

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Consultor em gerenciamento de projetos na Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná. 

Doutorando em Informática pela Pontíficia Universidade Católica (PUC-PR), mestre em Desenvolvimento de Tecnologias pelo instituto LACTEC de Curitiba, especialista em Engenharia de Software e Banco de Dados pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação, em disciplinas de Banco de Dados, Engenharia de Software e Gerenciamento de Projetos nas instituições PUC-PR, UFPR e FGV. Quase 20 anos de experiência com projetos de TI na área da Saúde e Indústria têxtil.  

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Consultor para desenvolvimento de estratégia de Educação Fiscal e Transparência pela EFAZ/SEFA-PR. 

Doutor  em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). pesquisou durante a sua trajetória na pós-graduação as relações entre a dramaturgia e os vídeo  games. No pós-doutorado em Educação e Contemporaneidade no Centro de Pesquisa Comunidades Virtuais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), dedicou-se a estudar a concepção e roteirização de jogos e estratégias de gamificação com finalidades educacionais. Atua especialmente com pesquisa, desenvolvimento e consultoria em projetos de games e sistemas gamificados além de projetos transmídia. 

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Ouvidor-Geral do Estado do Paraná 

Mestrando em Governança Pública e Desenvolvimento pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Especialista em Compliance Público pela Polis Civitas, em Gestão Empresarial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, certificado em Compliance e LGPD pela Legal UB, certificado em Assédios: Atenção nas Organizações pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman, graduado em Administração de Empresas pela Universidade Dom Bosco. Professor universitário nas áreas de Ouvidoria e proteção de dados. Atuou na Ouvidoria da Secretaria da Saúde por 14 anos, sendo Ouvidor por 3 anos. Na Rede de Controle da Gestão Pública do Paraná, integra a Comissão Permanente de Prevenção e Controle Social, e o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman.