Visita técnica fortalece a troca de experiências entre as áreas financeiras do Paraná e de Curitiba 11/02/2025 - 09:20

O diretor-geral da Secretaria da Fazenda, Luiz Paulo Budal, recebeu a visita técnica de uma comitiva da Secretaria Municipal de Finanças de Curitiba. O encontro teve como objetivo alinhar estratégias e promover a troca de experiências sobre a administração financeira pública.
Durante a reunião, foram discutidos temas financeiros importantes, como a apresentação do Tesouro Estratégico, a renegociação de contratos e a otimização de ativos. Além disso, abordou-se a implementação do projeto “Limite de Saque e Conta Única” e os impactos do Sistema Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira, Contabilidade e Controle (SIAFIC) estadual no controle do Imposto de Renda Retido na Fonte, especialmente para prestadores de serviços e compras de materiais. Por fim, houve uma explanação sobre a Dívida Pública e a CAPAG.
Budal destacou a relevância desse intercâmbio entre as equipes estadual e municipal. “A troca de experiências entre os entes estaduais e municipais é fundamental para aprimorarmos a administração dos recursos públicos. Com planejamento e gestão estratégica, conseguimos modernizar processos e garantir serviços de qualidade à população”.
Também participaram do encontro a diretora do Tesouro Estadual, Carin Deda, o diretor-adjunto do Tesouro, João Marques, a Diretora de Contabilidade-Geral Gisele Carloto e o Diretor-ajunto, Rafael Florêncio, além de outros servidores envolvidos na gestão financeira do Estado. Representando o município, esteve presente a comitiva técnica do Secretário Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento de Curitiba, Vitor Puppi.
A reunião antecede a participação da Secretaria da Fazenda no evento Paraná+Cidades, que acontece em Foz do Iguaçu entre os dias 12 e 14 deste mês. Com uma programação diversificada, incluindo palestras, workshops e feira de serviços, o evento busca fortalecer a gestão pública e incentivar a colaboração entre municípios e o Estado.