Servidores da Fazenda participam de curso de gestão orçamentária com Paulo Feijó 14/08/2024 - 10:10

Servidores, técnicos e assessores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) participaram entre os dias 12 e 13 de agosto de um curso de capacitação de Administração Financeira Orçamentária ministrado pelo professor, escritor e consultor do Tesouro Nacional, Paulo Henrique Feijó. O objetivo do treinamento organizado pela Escola Fazendária foi discutir sobre maneiras de ter uma gestão mais eficiente dos recursos públicos.

Ao todo, cerca de 50 servidores das diretorias de Orçamento Estadual, Tesouro Estadual e Contabilidade Geral do Estado participaram das aulas, além de membros da Receita Estadual e de outros setores da pasta.

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB) e com pós-graduação em Contabilidade e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Feijó é uma das referências nacionais quando o assunto é gestão orçamentária. Tanto que, a convite do Fundo Monetário Internacional (FMI), participou de missões de assistência técnica e de avaliação das finanças no exterior, além de ter sido coordenador-geral de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional.

E o curso acontece em um momento bastante pertinente: durante a elaboração da Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025, que detalha as receitas e despesas do governo para o próximo ano. Assim, para Feijó, a realização da capacitação é uma iniciativa muito importante da Sefa para atualizar seus servidores e prepará-los para as mudanças do Sistema Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira, Contabilidade e Controle (Siafic).

“O SIAF (Sistema Integrado de Finanças Públicas) do Paraná é um dos mais avançados do país e permite algumas práticas modernas de gestão orçamentária e financeira”, explica o professor. “E o curso vai ajudar a equipe a pensar melhor nas mudanças de processos, na forma de fazer e executar o orçamento, de gerir a tesouraria e de cumprir os requisitos de responsabilidade fiscal de uma forma mais eficiente, entendendo os conceitos, os porquês e sabendo aonde quer chegar”.

O secretário da Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara, participou do encerramento  do curso e destacou a importância dos membros da pasta colocarem esse conhecimento em prática para garantir o bom andamento do orçamento do estado. “Para que o Paraná continue sendo referência em investimento e boa gestão, é preciso que nossos servidores estejam sempre atualizados no que há de mais moderno e eficiente em termos de administração do recurso público — e queremos continuar assim”, diz.

SEQUÊNCIA DE APRIMORAMENTOS – Este não é o primeiro curso pensado para a elaboração da PLOA 2025 que os servidores da Sefa realizam. No início de agosto, os núcleos fazendários setoriais das secretarias estaduais também passaram por uma orientação técnica sobre o preenchimento dos dados no Siafic e como isso pode resultar em uma melhor alocação de recursos no estado.

A ideia dessa sequência de cursos e capacitações é justamente apontar as melhores práticas e otimizar o orçamento estadual para o próximo ano. O projeto deve ser enviado para a Assembleia Legislativa do Paraná até o dia 30 de setembro.

E essa preocupação do Governo do Paraná em manter um ambiente de constante atualização é mais do vital para a boa gestão do orçamento, como aponta Paulo Feijó. “Há que se parabenizar a iniciativa da Secretaria de Fazenda de ter um ambiente permanente de capacitação”, conclui.