Operação da Receita Estadual combate transporte irregular de mercadorias no sul do Paraná 28/04/2025 - 11:13

A 5ª Delegacia Regional da Receita Estadual, em conjunto com a Polícia Militar, realizou na última semana, uma operação de fiscalização no sul do Paraná, com foco no combate ao transporte de mercadorias sem nota fiscal ou com documentos fiscais irregulares. A ação ocorreu nos municípios de União da Vitória, Paula Freitas, Paulo Frontin, São Mateus do Sul, Teixeira Soares, Irati, Rebouças, Rio Azul, São João do Triunfo e Mallet.

Ao todo, foram realizados 25 autos de infração, recuperando cerca de R$ 170 mil em  mercadorias apreendidas de cargas irregulares. Embora o principal alvo da fiscalização sejam os produtos primários, a operação também abrange outras categorias de mercadorias, ampliando o alcance da ação para coibir irregularidades no transporte de cargas.

Um dos principais destaques da operação é a identificação de empresas conhecidas como "noteiras", àquelas utilizadas para a emissão irregular de notas fiscais, atuando nos setores madeireiro e de biocombustíveis. Um caso específico chamou a atenção: uma empresa sediada no Rio de Janeiro emitia notas fiscais para cargas de óleo vegetal reciclado, com valor estimado em duzentos mil reais, que na realidade tinham origem no estado do Paraná.

A ação faz parte da programação da DDR de Guarapuava e tem como objetivo combater práticas ilegais que causam prejuízos aos cofres públicos. O esforço visa garantir que os recursos do Estado sejam utilizados para atender as necessidades básicas da população paranaense.

GALERIA DE IMAGENS