Material técnico da Fazenda é destaque em estudos e reforça protagonismo do Paraná na contabilidade pública 25/04/2025 - 13:03

A Secretaria da Fazenda do Paraná (Sefa) tem se consolidado como referência nacional em inovação e excelência na contabilidade pública. Um dos marcos recentes desse avanço ultrapassou as fronteiras institucionais do Estado e ganhou espaço no cenário acadêmico nacional.
O documento Orientação Técnica Contábil nº 002/2025 – SEFA/DCG: Ativos Intangíveis, produzido pelo Departamento de Normatização Contábil (DNC), foi utilizado como referência técnica e apoio didático em aulas da pós-graduação em Contabilidade Pública da FIPECAFI, uma das mais renomadas instituições do país na área contábil, vinculada à FEA-USP.
O material orienta de forma clara e padronizada a classificação contábil, orçamentária e patrimonial de softwares e outros ativos intangíveis, contribuindo diretamente para os estudos e a implementação das Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (IPSAS), com especial atenção à NBC TSP 08. Além da orientação técnica, também está alinhada aos princípios do SIAFIC (Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle).
A diretora de contabilidade da Sefa, Gisele Carloto, ressalta que “a utilização dos materiais do Departamento de Normatização Contábil tem promovido a uniformidade nos registros contábeis entre as diversas unidades gestoras do Estado, além de contribuir significativamente para o aprimoramento da gestão fiscal e para o fortalecimento da transparência nos demonstrativos contábeis e gerenciais.”
PARANÁ COMO REFERÊNCIA NACIONAL – A adoção da orientação técnica em ambiente acadêmico destaca o alcance e a relevância do conteúdo produzido pela Sefa, não apenas no setor público, mas também na formação de profissionais em todo o país, colocando o Paraná em posição de destaque nacional, servindo como exemplo para outros estados e como fonte de referência para estudantes e pesquisadores da área de Ciências Contábeis.
Essa formação de pós-graduação da FIPECAFI reúne servidores de diversos entes federativos (estados, municípios, tribunais de contas) em um ambiente de aprendizagem colaborativa. Durante os módulos do curso, o material do Paraná foi utilizado como referência de aplicação prática das normas internacionais no setor público, e apoio didático, demonstrando a relevância do conteúdo paranaense também no cenário acadêmico e formativo do país.