Fazenda orienta servidores sobre registro de depósitos restituíveis no Siafic 30/08/2024 - 16:15

A Secretaria da Fazenda (Sefa) realizou nesta sexta-feira (30) uma nova sessão orientativa com os núcleos fazendários de todas as secretarias e demais órgãos do governo estadual. Desta vez, o foco foi a inserção correta dos depósitos restituídos dentro do novo Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic). O evento, realizado online, contou com a participação de mais de 140 servidores.

O treinamento foi conduzido pela Diretoria de Contabilidade Geral do Estado (DCG) e pelo Núcleo de Financeiro Setorial (NFS), com o suporte técnico da Escola Fazendária do Paraná (Efaz). Durante a capacitação, os servidores puderam esclarecer dúvidas e receber orientações específicas sobre o novo sistema.

O secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, participou da capacitação e destacou a importância do aperfeiçoamento das práticas para uma gestão mais eficiente dos recursos. “É muito importante que sigamos melhorando nossas práticas e nos adequando às novidades do Siafic para aperfeiçoar nossa transparência contábil”, disse. “Então, essa reunião orientativa faz parte do processo evolutivo necessário para aprimorar esses nossos mecanismos”.

O evento contou também com a participação do diretor-geral Luiz Paulo Budal, e da diretora de Contabilidade Geral do Estado, Gisele Carloto Rodrigues.

MAIS TRANSPARÊNCIA – O Siafic é uma das principais iniciativas do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II), que tem como objetivo aumentar a eficiência na aplicação dos recursos públicos. O novo sistema integra diferentes módulos e sistemas da administração pública e introduz novas funcionalidades, como a certificação digital nos processos internos. Todas as informações orçamentárias e fiscais estão integradas com o Portal da Transparência.

Os depósitos restituíveis são recursos de caráter temporário em que o Estado figura como agente depositário — e que, por isso, se torna um ativo e, de igual modo, um passivo exigível. Dessa maneira, o preenchimento correto dessas informações no sistema é essencial para garantir o controle e a transparência dos dados.