Fazenda apresenta relatório de contabilidade de forma simplificada à população 11/10/2024 - 16:05
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) lança um novo boletim para facilitar a divulgação de dados contábeis do Estado. O ‘Contabilidade na Prática’ é um relatório que traz em linguagem fácil e descomplicada os números da execução orçamentária do Paraná. É uma forma bastante clara e acessível de acompanhar a gestão do gasto público.
O documento é produzido pela Diretoria de Contabilidade Geral do Estado em parceria com a equipe de Assessoria Técnica de Economia da Sefa. A ideia é oferecer uma ferramenta a mais de transparência para o cidadão, mostrando onde o dinheiro público é aplicado — e tudo isso feito pensando em quem está fora do universo contábil.
Isso fica bem claro já na primeira edição do Contabilidade na Prática, que traz de maneira didática e clara as informações do resultado orçamentário do Paraná no segundo quadrimestre. Trata-se basicamente dos mesmos dados que foram apresentados pelo secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, e o diretor-geral da Sefa, Luiz Paulo Budal, em audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) no último dia 8 de outubro, mas com uma linguagem mais acessível.
“O boletim é uma forma a mais de dar transparência à gestão dos recursos do Estado, permitindo que o cidadão saiba para onde está indo seu dinheiro. É uma prestação de contas essencial”, explica a diretora da Contabilidade Geral do Estado, Gisele Carlotto. “Acima de tudo, é uma ferramenta importante para aproximar a Secretaria da Fazenda dos paranaenses”.
DE OLHO NOS NÚMEROS – O boletim explica, por exemplo, o que são os mínimos constitucionais que o Estado deve aplicar em áreas estratégicas e vitais para a qualidade e o bem-estar da população. Isso significa, na prática, que o Paraná precisa investir 30% de suas receitas em Educação e 12% em Saúde.
E, entre janeiro e agosto de 2024, as despesas nessas áreas superaram essas marcas. Ao todo, foram R$ 11,6 bilhões destinados à Educação, o que corresponde a 32,3% das receitas. Já na Saúde, os R$ 4,5 bilhões alocados representam um investimento de 12,43% de toda a arrecadação.
Além disso, o Contabilidade na Prática traz um demonstrativo do quanto cada área do governo recebeu no período. Assim, você pode saber exatamente quando o Estado encaminhou para a Segurança Pública, Transporte e demais funções de forma clara e acessível.
Outro dado importante apresentado diz respeito à dívida pública estadual, que é a soma de todas as obrigações financeiras do Estado. “Atualmente, o Estado do Paraná tem recursos suficientes para pagar toda sua dívida e ainda ficar com recursos em caixa”, explica o relatório, destacando a importância de manter dinheiro em caixa para casos de emergência. “Por isso, geralmente se opta pelo pagamento gradual da dívida”.