Ouvidoria fazendária automatiza procedimentos para melhor atender o cidadão 29/09/2023 - 16:07
Com o avanço na atualização de tecnologias pela Secretaria da Fazenda do Paraná, a Ouvidoria da pasta, em parceria com a Escola Fazendária do Paraná (E-faz) e a Assessoria de Modernização Fazendária (AMF), também tem buscado garantir mais eficiência, transparência e resultados aos serviços prestados ao contribuinte paranaense.
Resultados desses esforços foram as inserções das plataformas Power BI e Power Plataform para incorporar processos capazes de modernizar e automatizar os procedimentos do setor. As ferramentas vão proporcionar maior celeridade ao trabalho de atendimento ao cidadão, gerando relatórios com maior qualidade da informação e segurança de dados, aperfeiçoando cada vez mais uma escuta qualificada e imparcial, onde é possível sanar dúvidas, apresentar reclamações, denúncias, críticas, elogios e sugestões. As manifestações já são recebidas presencialmente na Sefa ou por meio do site, telefone, e-mail e carta.
“Através dessas novas metodologias que serão implantadas pelo setor, poderemos tornar muito mais efetivo o atendimento, pois, além de importante espaço de participação social, a Ouvidoria deve ser vista como ferramenta estratégica de gestão e setor de inteligência dentro do órgão, uma vez que é a porta de entrada para a população encaminhar suas manifestações aos gestores, os quais poderão receber informações detalhadas, facilitando a tomada de decisão.”, destaca a ouvidora da Sefa, Clarice Kusma.
O setor utiliza o Sistema Integrado de Gestão de Ouvidorias (Sigo), que é gerenciado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) e integra toda a Rede de Ouvidorias do Poder Executivo do Estado. A CGE desenvolveu um BI, com informações extraídas do SIGO, o qual é disponibilizado no Portal da Transparência do Estado (PTE). Você pode conferir o BI neste link.
Porém, a extração de informações diretamente do SIGO, para elaboração de relatórios de caráter sigiloso, é bastante trabalhosa. Com a utilização do Power Automate e do Power BI haverá uma maior facilidade com os dados extraídos diretamente do sistema, permitindo o cruzamento de informações e a elaboração de dashboards que trarão maior clareza das manifestações da sociedade aos ouvidores da Sefa e da Receita Estadual do Paraná.
“O Power BI é uma ferramenta que tem potencial de tornar a compreensão e análise dos requisitos no SIGO mais acessíveis, rápidos e palpáveis através de uma abordagem interativa. Essa ferramenta oferece a habilidade de representar e comparar dados de forma conveniente, facilitando a elaboração de análises e possibilitando a detecção de tendências ou circunstâncias extraordinárias de maneira mais descomplicada”, completa Thiago Napolitano, residente técnico na Ouvidoria.
Para a implementação dos novos processos, a equipe da Ouvidoria e Transparência da Sefa foi capacitada pela E-faz, com o objetivo permitir o aprendizado sobre o Microsoft Power Automate e suas características, como criar fluxos e administrá-los, como consultar e como enviar dados para o Excel e o Sharepoint, além de como integrar o Power Automate ao Power Apps, Power BI e Power Virtual Agents.
POWER BI - O Power BI (Business Intelligence) é uma ferramenta de avaliação e visualização de dados desenvolvida pela Microsoft. Com ela, dados são transformados em informação, além de relatórios e dashboards que mostram números, estatísticas, valores, listas e gráficos de maneira simples e intuitiva.
SERVIÇO:
A Ouvidoria é o canal de comunicação que faz a ligação entre o cidadão e as diversas áreas da Secretaria de Fazenda (Sefa) e da Receita Estadual do Paraná (REPR). Se você tem solicitações que não foram atendidas por outros canais, sugestões, elogios, reclamações ou denúncias, entre em contato com os Ouvidores da Sefa e da REPR ou consulte o andamento de sua reivindicação.
Para mais informações, acesse as perguntas frequentes sobre o serviço de ouvidoria e/ou a Cartilha do Cidadão.